2022 - BOLLINGER B1 & B2

Já estamos há vários anos falando dos Bollinger B1 e B2. O crossover e a pick-up de propulsão elétrica foram mostrados pela primeira vez em 2018 e deveriam entrar em produção em 2020. No entanto, a empresa decidiu postergar indefinidamente o seu desenvolvimento e mudar seu enfoque para os veículos comerciais.
Na verdade, é uma pena, porque o projeto parecia muito bom. Robert Bollinger, CEO da empresa, declarou em um vídeo que a Bollinger Motors começou a desenvolver o B1 e o B2 em 2015. Dedicou “incontáveis horas de árduo trabalho e paixão” à criação de veículos “poderosos, inovadores e diferenciados”.
Não é uma grande notícia para os entusiastas da marca, mas Bollinger assegura que se trata de um “movimento de vital importância” que lhes permitirá “continuar o desenvolvimento de nossa tecnologia e ter um impacto real no futuro verde do setor automobilístico”. Aproveitou também para agradecer o interesse àqueles que fizeram sua reserva.
Segundo apontam, foram enviados e-mails aos titulares das reservas. Neles se informa que a empresa “devolverá os depósitos o mais rápido possível”. Infelizmente, isso é pouco consolo para as pessoas que estiveram esperando ansiosamente seus veículos.
Em primeiro lugar, essência pura. Com um design muito parecido ao que na época era oferecido pela Hummer com o H1, a Bollinger se apresentava no mercado com o primeiro veículo com estas mesmas características. Um 4x4 de aspecto resistente e robusto que também tomava detalhes do icônico Land Rover Defender.
Toda a carroceria seria fabricada em alumínio. O sistema de propulsão elétrico seria composto por dois motores elétricos capazes de produzir uma potência combinada de 623 cv (458 kW) e 905 Nm de torque disponíveis a partir do zero. O sistema elétrico contava com uma bateria com 120 kWh de capacidade.
Em seu conjunto, o modelo era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4.6 segundos. Apesar do enorme pacote de baterias de alta capacidade, o elevado peso e a potência matavam parte da extraordinária autonomia que deveria ter. Falava-se de um total de 321 km com uma só carga.
Segundo a própria marca, os Bollinger B1 e B2 tinham capacidades todo-terreno líderes em sua classe. Entre os detalhes todo-terreno, cabe destacar que os modelos ofereciam uma generosa distância em relação ao solo de 381 mm e um curso dos amortecedores de 254 mm.
A capacidade de carga se elevava até os 2.359 kg e a de reboque até os 7.500 kg. Ambos os modelos tinham um preço partindo de 125.000 dólares nos Estados Unidos.