2009 - BUGATTI 16C GALIBIER

Muitos são os protótipos que nascem de uma ideia maluca e que no final são os executivos os encarregados de torná-los realidade ou simplesmente descartá-los. O Bugatti 16C Galibier é um desses exemplos, um aspirante ao sedan mais potente do mundo.
Em 2009, por ocasião do Salão de Genebra daquele ano, a Bugatti realizou um evento muito exclusivo para apresentar o último projeto da marca. Nessa época o Veyron já estava há quatro anos no mercado e os entusiastas da Bugatti começavam a demandar outro tipo de produto. No lugar de uma edição limitada do todo-poderoso Veyron, os convidados foram surpreendidos com o Bugatti 16C Galibier, um sedan de quatro portas que ao vivo era tão espetacular como projetado sobre o papel.
Na época, os fãs da marca e os endinheirados possíveis compradores se dispunham a adquirir um exemplar do exclusivo Galibier Concept quando chegasse à produção, mas então ocorreu o inevitável. Os executivos da Volkswagen decidiram redirecionar os investimentos ao projeto de desenvolvimento do sucessor do Veyron, o Bugatti Chiron, que foi apresentado recentemente. Originalmente, o Galibier era equipado com o motor W16 de 8.0 litros de quatro turbos com 1.001 cv de potência.
Agora fica a pergunta se a Bugatti retomará o projeto do 16C Galibier. Poderia basear sua mecânica na do Chiron e receber uma mudança de estilo, deixando-o mais atualizado. Certamente faria tremer todos os fabricantes do segmento de esportivos de quatro portas, já que representaria um salto considerável para esse segmento e reinventaria o conceito de hiperesportivo para mais além de um carro de dois lugares.
Atualmente, o potencial cliente do Bugatti 16C Galibier tem disponíveis modelos da Bentley, Rolls-Royce e Mercedes-Maybach, mas nenhum deles contando com a esportividade, luxo e exclusividade que só a Bugatti sabe brindar. Quem poderia encarar um sedan de quatro ocupantes com 1.500 cv de potência, e que com o motor anterior era capaz de atingir uma velocidade máxima de 380 km/h? Lembrando que tudo isso ainda é mera especulação.