1994 - BUGATTI EB-110 SS SILVER

A história do ressurgimento da marca Bugatti no final do século XX é um dos capítulos mais emocionantes da história automobilística europeia. O projeto Bugatti Automobili de Campogalliano, Modena (Itália), foi uma iniciativa criada por pura paixão pela desaparecida marca de Ettore Bugatti, o que acabou levando a sua continuação para debaixo do guarda-chuvas do grupo Volkswagen.
A Bugatti Automobili chegou a apresentar somente dois modelos e só um deles chegou à produção, do qual estavam disponíveis duas versões: o Bugatti EB-110, que muitos denominam EB-110 GT, e o Bugatti EB-110 SS, siglas de Super Sport, uma denominação que mais tarde foi herdada pelo Bugatti Veyron.
No total foram fabricadas somente 139 unidades da série EB-110, das quais só 30 corresponderam à versão Super Sport, e a unidade que aparece nas fotografias provavelmente é uma das mais raras e destacadas que podemos encontrar hoje em dia, pois apesar do tempo transcorrido desde que saiu da fábrica italiana - em meados da década de 90 - ainda não rodou nem sequer os 1.000 km, de modo que praticamente se encontra a estrear.
Essa unidade do Bugatti EB-110 SS será leiloada pela RM Sotheby’s no próximo mês de fevereiro nos eventos do Salão Retromobile de Paris, mas ainda não foi revelada sua estimativa de preços, embora se espere que alcance um valor próximo ao milhão de euros.
Como era esperado, o estado de conservação desse exemplar é magnífico. Sua carroceria conta com a mesma cor prata que a versão Bugatti EB-110 Super Sport foi apresentada oficialmente. Essa unidade conta com o interior preto e um histórico de propriedade muito detalhado. Originalmente foi vendido a um cliente alemão para pouco depois passar a uma conhecida coleção de superesportivos no Japão. Há alguns anos essa unidade retornou à Europa, para uma coleção suíça, e desde então permaneceu no mesmo local.
Como todas as versões de produção regular do EB-110 SS, uma versão mais leve e potenciada do EB-110, conta com um motor V12 de 3.5 litros e 4 turbos que entrega 610 cv para um peso de somente 1.400 quilos, o que significa 60 cv a mais e 150 quilos a menos que o EB-110 standard.