2022 - CHEVROLET BOLT EUV

A General Motors finalmente revelou os seus dois novos elétricos compactos, embora o certo seria dizer que somente um deles é totalmente novo, pois o outro não é mais que uma grande atualização do modelo que comercializa desde 2016, o Chevrolet Bolt EV.
Como ambos os modelos estão integrados na mesma linha e compartilham esquema técnico, a marca americana decidiu que também compartilhariam denominação, o que na prática é tão confuso como parece, já que os nomes dos dois modelos são praticamente idênticos. Por um lado, temos o renovado Chevrolet Bolt EV, que não deixa de ser um restyling muito profundo do compacto elétrico que a Chevrolet já comercializava, enquanto que por outro lado surge o Chevrolet Bolt EUV, cuja denominação só se diferencia pela adição da sigla U de Utility.
A nível estético ambos os modelos são tremendamente parecidos, embora contem com perfis e carrocerias muito diferentes. Isso se deve ao fato de que seus traços principais são quase decalcados, como é o caso dos faróis superiores e inferiores dianteiros, o para-choque e a grade dianteira. Na realidade, estes elementos não são idênticos, pois contam com pequenas diferenças entre um modelo e outro, mas à primeira vista são tão parecidos que nem se percebe. Mas a verdade é que o crossover é um pouco maior que o Bolt EV standard, pois dispõe de 160 mm a mais de comprimento total e 74 mm a mais de distância entre os eixos.
O novo Chevrolet Bolt EUV conta com formas muito similares às dos últimos crossovers compactos apresentados pela General Motors, como é o caso do Buick Encore GX e o Chevrolet Trailblazer, mas a verdade é que já foi apresentado na forma do Buick Velite 7, um modelo que é destinado exclusivamente ao mercado chinês. Distinguir à primeira vista os novos integrantes da família Bolt requer um pouco de atenção para encontrar os traços diferenciadores, como o capô mais plano do Bolt EUV e os pilares traseiros, que são específicos para cada modelo. Na parte traseira também surgem as lanternas instaladas sobre uma superfície escurecida em ambos os modelos, de modo que embora os grafismos internos sejam únicos para cada versão, o aspecto geral da zaga também é muito similar.
No interior também encontramos esquemas similares, pois ambos montam o mesmo painel, com uma grande tela central de 10.2 polegadas integrada completamente e um painel de instrumentos digital de 8.0 polegadas, além do volante próprio dos modelos dotados do sistema de assistência à condução Super Cruise. Trata-se do primeiro elétrico e o primeiro modelo que não é Cadillac que equipa esse sistema, que permite condução de mãos livres em mais de 320.000 quilômetros de autoestradas dos Estados Unidos e Canadá.
Ambos os modelos estão baseados na plataforma BEV2 da General Motors, uma arquitetura que até agora só havia sido utilizada pelo Chevrolet Bolt EV. A nível mecânico só há uma versão em ambos os modelos, que também compartilham mecânica e pack de baterias, a mesma configuração estreada na última atualização do MPV elétrico.
O motor está situado no eixo dianteiro, portanto, só haverá versões de tração dianteira, inclusive para o crossover. O propulsor conta com 204 cv e 360 Nm de torque máximo. O pack de baterias é o mesmo que estreou no Chevrolet Bolt modelo 2020 e conta com uma capacidade de 65 kWh, o que permite ao Bolt EUV homologar uma autonomia de 402 km (250 milhas) segundo o restritivo ciclo EPA. Esta é a única diferença a nível mecânico entre ambas as versões de carroceria, pois o Bolt convencional homologa uma autonomia ligeiramente superior (14 km a mais). Ambos os modelos dispõem de capacidade de carga rápida e no caso do Bolt EUV podemos carregar até 153 km em apenas 30 minutos.