2022 - CHEVROLET BOLT EV

A General Motors apresentou simultáneamente seus dois novos elétricos compactos. Dois modelos muito similares em todos os níveis, embora pertençam a duas tipologias muito diferentes, os MPVs e os crossovers. Mas que por sua configuração estética são tremendamente parecidos, trata-se dos novos Chevrolet Bolt EV 2022 e Chevrolet Bolt EUV 2022.
No caso do Chevrolet Bolt que já conhecíamos, a mudança foi radical, pelo menos a nível estético, pois a verdade é que não parece que estamos diante de um facelift do MPV, mas de um modelo totalmente novo. Mas curiosamente o modelo praticamente não muda a nível técnico, pois mantém as especificações mecânicas e desempenho de seu antecessor.
O exterior do novo Bolt EV se beneficia de uma linguagem de design muito mais atual e que torna o Bolt anterior um ancião. Conta com amplos faróis dianteiros para adotar um atraente esquema de dupla óptica na parte frontal, com uma moldura preta que une as luzes DRL superiores e os estilizados grupos ópticos principais, situados onde esperaríamos encontrar as entradas de ar laterais, com a base do pilar A. Na zona inferior surge uma tampa em relevo que faz as vezes da grade a nível visual. A traseira é mais parecida com a do modelo anterior, embora as lanternas sejam totalmente novas.
No interior surge um painel totalmente novo e compartilhado com o Bolt EUV. Ambos contam com a mesma tela central de 10.2 polegadas integrada no console central e o novo painel de instrumentos totalmente digital, com uma tela de 8.0 polegadas. Curiosamente, este compacto elétrico não monta o sistema de assistência à condução Super Cruise que estreia o seu irmão de linha, de modo que supomos que, pelo menos por enquanto, só estará disponível no crossover.
A nível técnico surge o mesmo esquema nos dois modelos, pois ambos utilizam a plataforma BEV2 da GM e a mesma versão mecânica que estava disponível na linha anterior do Chevrolet Bolt EV. Ela conta com um só motor elétrico no eixo dianteiro de 204 cv e 360 Nm de torque máximo. Ele é alimentado pelo pack de baterias de 65 kWh estreado no modelo 2020 e com o qual é capaz de alcançar uma autonomia máxima de 416 km (259 milhas) segundo o ciclo EPA. A capacidade de carga é similar em ambos os modelos, pois enquanto o Bolt EUV é capaz de carregar até 153 km em apenas 30 minutos, o Bolt EV convencional é capaz de recuperar 161 km de autonomia na mesma quantidade de tempo.
Por enquanto se desconhecem as possíveis datas de chegada destes dois novos elétricos compactos ao mercado norte-americano. Mas como foram apresentados como modelo 2022, estamos a poucas semanas ou meses de sua chegada aos concessionários.