2021 - DACIA SANDERO ACCESS

Uma vez materializado o desembarque do novo Dacia Sandero 2021 nos concessionários europeus, estará concluída uma das mudanças de geração mais importantes que aconteceu na história moderna da marca romena. O Sandero é um autêntico pilar central para a Dacia, é por isso que qualquer tipo de atualização que receba gera muito interesse.
Falar da Dacia, e mais especificamente do Sandero, é falar de um carro barato. É uma estratégia que a marca de baixo custo vem utilizando para posicionar seus modelos. Na linha do novo Sandero 2021 será possível encontrar desde versões muito acessíveis a outras de preço mais elevado, mas que vêm acompanhadas de um equipamento muito mais completo.
Com relação ao nível de acesso à linha do novo Sandero, o acabamento que ostenta o papel de versão de acesso é a terminação Access. Um Sandero configurado com esse acabamento é rapidamente reconhecível, já que seu exterior exibe um aspecto robusto e próprio de um veículo destinado puramente para fins profissionais.
No exterior do Dacia Sandero Access surgem para-choques no tom preto que contrastam, e muito, com a cor branca da carroceria. A isso é preciso somar as carcaças dos espelhos retrovisores externos e as maçanetas das portas também em preto. Não conta com faróis antineblina e, embora a grade tenha um acabamento básico, conserva uma faixa cromada superior que corre de extremo a extremo. Os faróis integram luzes LED para a circulação diurna, talvez o traço mais moderno exibido pelo Sandero Access. Além disso, calça rodas de aço de 15 polegadas.
Com relação ao equipamento de série que traz consigo o novo Dacia Sandero Access 2021 podemos destacar: rodas de aço de 15 polegadas; luzes LED para a circulação diurna; estofamento Access; espelhos retrovisores externos ajustáveis manualmente; vidros elétricos dianteiros; volante ajustável em altura; aquecimento; espelho retrovisor interno com função dia/noite, computador de bordo.
No que diz respeito à parte mecânica, como geralmente é habitual nas versões de acesso, as opções são muito limitadas. No caso do novo Sandero Access, debaixo do capô encontra-se um motor a gasolina de 1.0 litro SCe com 3 cilindros que entrega 65 cv e 95 Nm de torque máximo, surgindo acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades e um sistema de tração dianteira.
Este conjunto mecânico permite ao utilitário da Dacia acelerar de 0 a 100 km/h em 16.7 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 158 km/h. Anuncia, de acordo com o ciclo WLTP, um consumo médio de combustível de 18.9 km/l e emissões de CO2 de 121 g/km.
Com relação aos preços do novo Dacia Sandero, podemos tomar como referência a França e o Reino Unido. O novo Sandero Access parte dos 8.690 euros no mercado francês, enquanto que em terras britânicas pode ser adquirido por 7.995 libras esterlinas (8.880 euros).
Dando uma rápida revisada na dotação, mecânica e preço, está claro que esta versão não será levada muito em consideração por particulares na hora de comprar um carro. Trata-se de uma versão que, além de ter determinadas finalidades comerciais, já que permite à marca oferecer um baixo preço de saída, também se situa como uma opção atrativa para frotas de empresas, uma vez que, com poucos opcionais, se consegue uma configuração aceitável como um ‘carro de batalha’ para o dia de trabalho.