2021 - DODGE DURANGO SRT HELLCAT

Aproveitando a introdução da atualização do seu SUV de sete lugares, a Dodge apresentou o que a partir de agora é o crossover mais potente do mundo. Trata-se do Dodge Durango SRT Hellcat e como podemos deduzir por sua denominação, está equipado com o motor do Dodge Challenger SRT Hellcat. Um poderoso bloco 6.2 V8 sobrealimentado que para essa ocasião produz 710 cv e 874 Nm.
Graças a essa descomunal cifra de potência e a outros fatores, o Durango SRT Hellcat é um monstro capaz de levar uma família inteira de 0 a 100 km/h em 3.5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 290 km/h. São dados (potência e aceleração) que situam este Dodge à frente de SUVs muito mais caros, como o Lamborghini Urus e o Bentley Bentayga W12, com 650 e 635 cv respectivamente.
O novo Dodge Durango SRT Hellcat não é o primeiro SUV da FCA que recebe essa motorização. O primeiro foi o Jeep Grand Cherokee Trackhawk, mas nele entrega um pouco menos de potência: 707 cv. De qualquer maneira, como o Grand Cherokee, esse Durango mais radical está equipado de série com uma transmissão automática ZF de oito velocidades, que trabalha junto a um sistema de tração nas quatro rodas para garantir a maior capacidade de tração possível.
Assim como o mencionado modelo da Jeep, o Durango mais potente conta com uma suspensão mais de acordo com o seu rendimento mecânico. As rodas de 20 polegadas estão calçadas com pneus Pirelli Scorpion Zero e acolhem em seu interior um sistema de freios Brembo com pinças fixas de seis pistões na dianteira com discos ventilados de 401 mm de diâmetro. Na traseira também há pinças de freio fixas, mas com quatro pistões, que mordem discos de 351 mm.
Visualmente, o todo-poderoso Dodge Durango SRT Hellcat se diferencia dos seus irmãos de linha em diversos detalhes. Muda o desenho das entradas de ar dianteiras, conta com um defletor adicional na frente, mostra uma entrada de ar especial sobre o capô, apresenta um aerofólio maior sobre a tampa traseira e exibe generosas saídas de escape duplas. E por dentro, se beneficia da última atualização do Durango, adicionando elementos como bancos aquecidos e ventilados com estofamento em couro Nappa e um volante marcadamente esportivo com aletas para mudanças de marchas.
O que não sabemos por enquanto é quanto custará este musculoso SUV. Estará à venda nos Estados Unidos no próximo mês de outubro, e teremos mais detalhes conforme se aproxime este momento. O que é certo é que só estará disponível durante um ano, depois desse período a Dodge considera eliminá-lo de seu catálogo.