1991 - DODGE VIPER RT/10 LEE IACOCCA

Este exemplar do Dodge Viper RT/10 é com toda a segurança o mais destacado da primeira série de produção do modelo, pois não só conta com o número de chassi #001, como foi um dos utilizados para a apresentação do modelo em 1991 e pertenceu a nada menos que Lee Iacocca, o CEO da Chrysler naquela época.
A apresentação do primeiro concept do Dodge Viper aconteceu em 1991 e foi um momento fundamental na história da indústria automobilística americana, já que não só significou o nascimento de um modelo mítico, como foi uma anedota em si mesma. A rodada de imprensa foi dirigida por nada menos que Lee Iacocca, o CEO da Chrysler naquela época, que durante o seu discurso, soltou alguns comentários que são lembrados até hoje. Como ao recordar o fato de que permitiu que o primeiro Ford Mustang Shelby Cobra ficasse nas mãos de Carroll Shelby e revelar que a primeira unidade do Viper seria de sua propriedade e não de Shelby. “Não vou cometer o mesmo erro duas vezes! Este exemplar específico é meu!”, disse Lee Iacocca naquela ocasião.
Naqueles dias, o Dodge Viper foi a novidade do momento, ressuscitando o espírito e em certo sentido a estética do selvagem Shelby Cobra original. Modelo no qual precisamente a Chrysler havia se inspirado na hora de desenvolver o Viper. Razão pela qual o novo modelo também levava o nome de uma serpente.
Apesar de sua importância histórica, curiosamente esta unidade será leiloada por um preço bastante contido, já que a casa de leilões responsável por sua venda, a Bonhams, divulgou estimativas que situam seu valor entre 100.000 e 125.000 dólares. Um preço nada elevado se temos em conta o seu histórico e seu desejável número de chassi, o primeiro de toda a saga Viper.
Esta unidade conta com um estado de conservação excepcional, com somente 10.010 quilômetros (6.220 milhas) em seu marcador. Embora não tenha sido confirmado, subentende-se que este exemplar pertenceu à coleção pessoal de Iacocca até o dia de hoje e exceto por um pequeno giro promocional durante o lançamento do modelo, ele permaneceu bem guardado na garagem da mansão do executivo americano na Califórnia.