2020 - DONKERVOORT D8 GTO-JD70

A Donkervoort se caracteriza por lançar esportivos muito rápidos, leves e divertidos de conduzir. Caminho que continua com a última incorporação à sua linha, um Donkervoort D8 GTO-JD70 que chega com uma carta de apresentação única: ser o primeiro carro de rua capaz de gerar uma aceleração lateral de 2G.
Conseguir esse marco é fruto da combinação de diversos fatores. Por um lado, está o seu motor, um bloco 2.5 turbo de 5 cilindros de origem Audi, que desenvolve uma potência de 420 cv, enviados ao eixo traseiro através de uma transmissão manual Tremec de 5 velocidades que, segundo a marca, é perfeita para o desempenho que oferece o propulsor.
Por outro lado, é preciso considerar que os pneus Nankang AR-1 de série são de competição e oferecem uma enorme aderência, o que mantém o veículo grudado no solo inclusive ao passar por curvas fechadas. E por último, é um veículo tremendamente leve, com um peso de apenas 700 quilos e chassi tubular de aço, o que lhe dá uma enorme agilidade, potenciada com elementos como a suspensão ajustável.
Graças a tudo isso é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2.7 segundos, cruzando a barreira dos 200 km/h em 7.7 segundos e alcançando uma velocidade máxima de 280 km/h. Um sistema de freios com pinças de seis pistões no eixo dianteiro é o encarregado de frear esse bólido, elemento que está disponível de maneira opcional também para o eixo traseiro.
Serão fabricados somente 70 exemplares do Donkervoort D8 GTO-JD70, cada um com um preço de 163.636 euros, e já foi vendida a metade da produção.