2021 - DONKERVOORT D8 GTO-JD70 R

No último mês de junho aconteceu a apresentação de um esportivo muito especial com passaporte holandês, que se destacava por exibir uma estética muito chamativa e um desempenho fantástico, com uma produção limitada a tão somente 70 exemplares. Agora, a Donkervoort acaba de apresentar a versão de circuitos do seu D8 GTO-JD70, ao qual se refere como seu automóvel “mais rápido e mais agressivo” já fabricado.
Chama-se D8 GTO-JD70 R e se trata de um produto projetado única e exclusivamente para o uso em circuitos. Seu design é similar ao do seu irmão de rua, sendo a única diferença a ausência do teto. As mudanças mais importantes afetam a sua regulagem, pois o motor tampouco variou e o mesmo ocorre com seu desempenho, embora esta versão tenha melhorado tanto o comportamento nas curvas como a frenagem.
Isso porque os engenheiros da empresa realizaram modificações em uma suspensão que agora permite rebaixar em 20 milímetros a altura da carroceria e que apresenta amortecedores ajustáveis 20% mais rígidos. Também aumentou sua rigidez nas molas, nas barras estabilizadoras e nos silentblocks. Por sua parte, a direção tem uma relação de 2.7:1 e a assistência do sistema elétrico pode ser ajustado.
O sistema de freios foi herdado do modelo de rua, mas incorpora um sistema ABS modificado que oferece 12 níveis de ajuste, assim como pastilhas e líquido de freios de competição. Os discos dianteiros, de 310 mm, são mordidos por pinças de 6 pistões, enquanto que os traseiros reduzem seu tamanho até os 285 mm. O fornecedor dos pneus continua sendo a Nankang, que preparou um composto mais macio que mantém as medidas do JD70 standard, ou seja, 235/45 R17 na dianteira e 245/40 R18 na traseira.
O encarregado de impulsionar este ‘brinquedo’ de circuitos continua sendo um motor de origem Audi, que desenvolve 420 cv de potência e um torque máximo de 520 Nm. Este bloco turbo de 5 cilindros e 2.5 litros surge acoplado a uma transmissão sequencial de 6 velocidades que envia toda a energia às rodas traseiras. Com tudo isso, o D8 GTO-JD70 R alcança os 100 km/h em apenas 2.7 segundos, os 200 em 7.7 segundos e sua velocidade máxima é de 280 km/h. Embora estas cifras não tenham sofrido mudanças, a aceleração lateral agora é de 2.25 G.
Para aumentar a segurança do carro a empresa holandesa incorporou um santantonio que aumenta o peso do conjunto em 4.5 quilos (o carro pesa 725 kg), um sistema de extinção de incêndios, bancos de fibra de carbono, reforços laterais contra impactos e um tanque de combustível específico homologado pela FIA. O preço do JD70 R na Holanda é de 198.000 euros (sem impostos).