2023 - DRAKO DRAGON

Estávamos em agosto de 2019 quando a startup de Silicon Valley, Drako Motors, apresentou ligeiramente o seu primeiro automóvel de produção, o Drako GTE. Agora, após mais de três anos, a empresa norte-americana volta com um segundo modelo de produção, que realmente não deixa ninguém indiferente.
Como podemos ver nas imagens, fica a meio caminho entre um Tesla Model X e um Lamborghini Urus em termos de design. No entanto, está baseado sobre um chassi monocasco de fibra de carbono e em suas entranhas esconde um powertrain de quatro motores que produz monstruosos 2.000 cv. A ideia da empresa e realizar as primeiras entregas em 2026.
O Drako Dragon tem um preço de partida de 290.000 dólares, um valor bastante razoável em comparação com o seu GTE de 1.25 milhões de dólares. O super SUV já pode ser reservado com um depósito prévio de 500 dólares, exceto pelos exemplares da First Edition, da qual haverá apenas 99 exemplares e cuja reserva custa 5.000 dólares. Está prevista a fabricação de 5.000 exemplares ao ano.
O Drako Dragon é um SUV de 5.054 mm de comprimento, 2.057 mm de largura e 1.600 mm de altura. Foi projetado por Lowie Vermeersch e sua equipe da GranStudio, na Itália. Destacam-se sem dúvida alguma as duas grandes portas de estilo asa de gaivota, uma linha de teto de estilo coupe, as rodas de liga leve de 23 polegadas e uma aerodinâmica agressiva que inclui um orifício na grade dianteira.
O interior conta com um total de cinco lugares. Preside o painel uma enorme tela táctil de 17.1 polegadas para o sistema de infotainment. Este é complementado por um grupo de instrumentos digitais menor, duas telas para as câmeras que substituem os espelhos retrovisores e dois tablets de grande tamanho nos encostos dos bancos dianteiros.
Mas o prato principal está debaixo do capô, pois o Dragon é “o SUV de hiperluxo de produção mais potente e veloz da história”. Apesar de seus 2.254 kg de peso, os 2.000 cv de potência lhe permitem acelerar de 0 a 100 km/h em 2 segundos. É capaz de cumprir o quarto de milha em apenas 9 segundos e de alcançar os 322 km/h. A bateria oferece 676 km de autonomia estimada.
Além disso, pode ser carregado em potências de até 500 kW. A suspensão adaptativa muda a distância em relação ao solo segundo o modo selecionado: 163 mm em Tarmac, 213 mm em Cruise e até 315 mm em Overland. Os discos cerâmicos de carbono medem 420 mm com pinças de dez pistões na parte dianteira e 410 mm com pinças de seis pistões na parte traseira.