2020 - DRAKO GTE

Pebble Beach e o Monterey Car Week não vivem somente de belos clássicos e estreias exclusivas de grandes marcas de luxo. Também há espaço para uma ou outra empresa americana com maior ou menor relevância, que aproveita a grande vitrine que significa este grande evento na península de Monterey, na Califórnia, para mostrar seus novos modelos. Uma delas é uma pequena empresa estabelecida em Silicon Valley chamada Drako Motors, que antecipou em junho a chegada de seu primeiro modelo de produção. Trata-se de um sedan de quatro lugares totalmente elétrico com um desempenho de superesportivo, já que conta com uma fantástica potência de 1.200 cv. Agora, coincidindo com o evento, a Drago apresenta sua obra-prima com todosos detalhes.
Chama-se Drako GTE, e embora à primeira vista pareça um superesportivo de dois lugares com um perfil baixo e largo com um aspecto agressivo, na realidade é um carro de quatro portas e quatro lugares. Segundo a marca, este modelo é o resultado de quase uma década de desenvolvimento de engenharia e design e para oferecer tal volume de potência utiliza quatro motores síncronos de imãs permanentes associados às suas próprias transmissões, uma por cada roda.
Tudo é alimentado por uma bateria com 90 kWh de capacidade equipada com um carregador a bordo de 15 kW. E a entrega a cada roda pode ser ajustada independentemente mais de 1.000 vezes por segundo com um sistema de vetorização de torque desenvolvido em Nürburgring. O resultado de toda esta tecnologia é uma potência de 1.200 CV com a qual pode alcançar os 331 km/h de velocidade máxima.
Toda esta parte mecânica se complementa com um chassi da Fisker ajustado para um desempenho esportivo com componentes de marcas de primeira, como uma suspensão Öhlins, freios Brembo com pinças de seis pistões na parte dianteira e quatro na traseira, além de pneus Michelin Pilot Sport 4S ou Pilot Sport Cup 2s, dependendo se a opção for por rodas de 20 ou 21 polegadas.
O interior conta com um console central com quatro seletores, o que a Drako Motors chama de ‘Quattro Manettino’ e que permite ao condutor ajustar a seu gosto parâmetros como a vetorização do torque, a entrega de potência em cada eixo, a frenagem regenerativa e o modo de condução.
A verdade é que se trata de um projeto realmente interessante, e o seu nível de exclusividade o colocará à altura dos hipercarros mais selvagens do mercado. Serão fabricados somente 25 exemplares do Drako GTE, com um preço de 1.25 milhões de dólares cada um. O modelo está sendo mostrado ao vivo em Pebble Beach esta semana e se espera que as primeiras unidades comecem a ser entregues em 2020.