2021 - DS 9

A marca Premium francesa decidiu revelar todas as fotos oficiais, características e detalhes do novo DS 9, o novo modelo que enriquecerá a linha DS atualmente formada pelos DS 3 Crossback e DS 7 Crossback.
O novo DS 9 está sustentado pela plataforma EMP2 da PSA, a mesma arquitetura que dá vida ao atual Peugeot 508. Trata-se de um sedan focado no luxo, medindo 4.93 metros de comprimento, que tentará encarar os sedans Premium das marcas alemãs dentro do segmento E.
Esteticamente guarda uma estreita relação com o modelo da Peugeot, embora a DS tenha brindado o ‘9’ com uma identidade própria, principalmente na parte frontal, que adota a característica grade da marca, que inclui o logotipo DS em seu centro, além de faróis principais e para-choque de desenho específico.
Na traseira as diferenças não são tão evidentes, mas assim o DS 9 conta com um desenho especifico, que consegue diferenciá-lo do modelo da marca do leão. Nas laterais destacam-se as novas maçanetas das portas escamoteáveis, uma solução estética que proporciona uma imagem mais refinada, uma vez que ficam niveladas com a carroceria.
O interior também foi objeto de um redesenho, guardando pouca relação com o Peugeot 508. No entanto, no habitáculo são encontradas muitas semelhanças com o DS 7 Crossback, incluindo a instrumentação digital configurável e o sistema de infotainment que inclui uma tela táctil situada no console central.
O habitáculo inclui materiais como a Alcantara para o estofamento e o couro Nappa para revestir o painel e outros elementos do interior, além de apresentar inserções e plásticos de grande qualidade, com ajustes e guarnições que transmitem uma boa sensação.
Na parte mecânica, a oferta inicial do novo DS 9 contemplará uma única alternativa, um motor híbrido plug-in composto por um bloco a gasolina turbo de 1.6 litros que desenvolve 180 cv, junto a um motor elétrico de 110 cv que se aloja dentro da transmissão, em combinação com uma bateria de 11.9 kWh.
O sistema de propulsão desenvolve uma potência combinada de 225 cv e de acordo com os dados fornecidos pelo fabricante, oferecerá uma autonomia de até 50 quilômetros em modo puramente elétrico, de acordo com o ciclo de homologação WLTP.
Posteriormente a oferta mecânica será enriquecida com outras três motorizações. Haverá mais dois híbridos plug-in, um deles de 250 cv, outra alternativa de mais desempenho com 360 cv e tração total, além do conhecido motor PureTech de 225 cv como a única proposta térmica convencional. Em todos os casos serão combinados com uma transmissão automática de oito velocidades.