2014 - FERRARI F12tdf ‘MP4’ PROTOTYPE

Como regra geral, os protótipos de desenvolvimento dos carros nunca costumam deixar de ser propriedade do fabricante. A maioria acaba sendo destruída e alguns poucos ficam como peças de coleção. Mas, daí a passar para mãos privadas é algo que muito poucas vezes acontece. No entanto, no próximo mês de agosto surgirá a oportunidade de se adquirir o raríssimo protótipo ‘MP4’ do Ferrari F12tdf de 2014 no leilão de Monterey (Califórnia, Estados Unidos).
Trata-se de um protótipo evolutivo do Ferrari F12tdf que acabaria chegando alguns anos mais tarde ao mercado em forma de edição limitada a apenas 799 unidades. Se este modelo é exclusivo, o protótipo é mais ainda. O projeto de desenvolvimento do F12 Tour de France começou em meados de 2014 e nele participou este protótipo de testes, conhecido como ‘MP4’, que agora será leiloado.
A ideia da Ferrari era converter o F12 de 2012 em um exemplar ainda mais potente, dinâmico e radical em homenagem ao mítico Tour de France. O resultado foi o F12tdf do final de 2015, mas antes foi preciso trabalhar muito para conseguir a excelência que a Ferrari outorga a todos os seus modelos de rua. O protótipo ‘MP4’ rodou 31.728 quilômetros e está terminado em pintura preto fosco com círculos de adesivo branco.
O interior inclui bancos de couro preto, assim como detalhes em fibra de carbono no painel e nos painéis das portas. Também inclui um sistema de freios carbocerâmicos assinados pela Brembo e pneus Pirelli P-Zero sobre rodas de liga leve de dez raios em dupla medida.
A nível mecânico, este protótipo do Ferrari F12tdf está equipado com um motor V12 de aspiração natural. No anúncio do leilão da Mecum Auctions não se especifica de que mecânica exata se trata. Pelo programa inicial de desenvolvimento, poderá ser o V12 de 6.3 litros e aspiração natural com 740 cv do F12berlinetta, embora também possa tratar-se de uma evolução deste motor, já que no F12tdf acabou entregando 780 cv de potência.
O carro será leiloado entre os dias 18 e 20 de agosto em um evento organizado em Monterey, na Califórnia, no âmbito da Semana do Automóvel. Por enquanto, a casa de leilões não divulgou uma estimativa aproximada do preço de venda que poderá alcançar.