1990 - FERRARI F40 GERHARD BERGER

Que os pilotos de Fórmula 1 adoram modelos esportivos caros não é nenhum segredo, e isso já acontece há décadas. De modo que não surpreende vermos por aí celebridades como Lewis Hamilton, Nigel Mansell ou Adrian Sutil com explosivos e caros superesportivos. Muitos deles depois convertidos em peças de coleção devido à sua relação com estas celebridades do mundo automobilístico. Como foram os casos do Lotus Elan de Graham Hill, o Porsche 928 Club Sport único de Derek Bell ou os Ferrari F308 de Michele Alboreto e Gilles Villeneuve.
O Ferrari F40 que protagoniza as imagens pertence precisamente a um nome de muito destaque no mundo do automobilismo de competição, Gerhard Berger, ex-piloto de equipes como Ferrari, McLaren e Benetton, e que também se tornou uma figura especial do panorama automobilístico europeu por seu papel como ex-proprietário da Scuderia Toro Rosso (hoje Alpha Tauri) o como responsável máximo do ITR, promotor do campeonato alemão DTM (Deutsche Tourenwagen Masters).
A carreira de Gerard Berger na Fórmula 1 começou em 1984 e foi até 1997. Entre os seus maiores êxitos estão os anos em que foi companheiro de equipe de Ayrton Senna, onde ajudou a McLaren conseguir dois campeonatos do mundo de construtores, além de várias poles e vitórias em Grande Prêmios. Berger é um dos únicos pilotos da história que chegou a correr para a Scuderia Ferrari em duas ocasiões distintas. Primero entre as temporadas 1987 e 1989, e posteriormente entre 1993 e 1995. Com os monolugares vermelhos conseguiu 5 vitórias de Grande Prêmios, 7 poles e 24 pódios, o que é muito destacável tendo em conta que a Ferrari se encontrava em uma fase ruim naquela época. Além disso, teve a honra de ter sido um dos últimos pilotos que competiram oficialmente com os míticos motores V12 da escuderia italiana.
Gerhard Berger se encontrava em Maranello na época que o Ferrari F40 começou sua produção, sendo o veículo estrela do momento, não era de estranhar que muitos pilotos de Fórmula 1 tiveram uma unidade do esportivo italiano em sua garagem. Um Ferrari F40 personalizado foi precisamente o presente de Enzo Ferrari a Nigel Mansell, um dos poucos exemplares do modelo que contou com o interior em couro.
No entanto, o exemplar do F40 com o qual o piloto austríaco aparece sorridente nas imagens não se trata de um antigo veículo corporativo, mas um exemplar clássico que Berger adquiriu muito recentemente.
Este Ferrari F40 teve como primeiro destino Singapura, para em seguida fazer parte de uma coleção japonesa. Há alguns anos o carro retornou à Europa e passou por várias mãos e sofreu uma ou outra restauração até que em 2019 foi adquirido por Berger. O austríaco levou o carro em dezembro passado a Maranello para receber a certificação Ferrari Classiche, de modo que podemos estar seguros de que o exemplar conta com todos os seus elementos principais originais, incluindo os acabamentos, pois no exterior se continua notando a textura da fibra de carbono debaixo da fina capa de pintura vermelha.
Como podemos ver nas imagens, este exemplar do Ferrari F40 se encontra absolutamente impecável, o que unido ao seu estado original, sua documentação e histórico de propriedade, o tornam uma peça de colecionador.
No entanto, não estamos diante de uma unidade que permaneceu oculta por décadas em uma garagem, pois seu velocímetro marca cerca de 30.000 km de uso. De modo que podemos supor que tenha sido curtido durante anos por seus diferentes proprietários. Segundo a casa de leilões, este exemplar também foi exposto em várias edições recentes do Salon Retromobile de Paris.
O Ferrari F40 de Gerhard Berger faz parte dos lotes do evento organizado pela casa de leilões RM Sotheby’s em Londres que acontece esta semana. Segundo as estimativas prévias, o F40 deverá alcançar um preço entre 0.9 e 1.1 milhões de libras esterlinas, o que significa entre 6.6 e 8.1 milhões de reais. Estas cifras são as esperadas para um exemplar em bom estado do F40, independentemente do seu histórico de procedência. O exemplar mais caro do modelo vendido em leilão continua sendo o F40 que foi de Carl Haas, que foi vendido no leilão da Mecum Auctions durante os eventos do Monterey Car Week de 2016. Um exemplar que com menos de 900 km de uso, praticamente seguia como novo e que foi leiloado por 1.6 milhões de dólares.