1989 - FERRARI F40 SAM MOORES

A pandemia fez com que muitas pessoas aprendessem a fazer mais coisas diante do computador enquanto estão em suas casas. Os cinemas foram substituídos pelas plataformas de conteúdos audiovisuais, e algo parecido aconteceu com os leilões de carros históricos.
Em vez de assistir os glamorosos eventos e ver o automóvel ao vivo, uma infinidade de usuários passaram a participar de leilões online, o que não fez com que os preços diminuíssem. De fato, plataformas como ‘Collecting Cars’, ‘The Market’ ou ‘Bring a Trailer’ tiveram um aumento exponencial de seus usuários durante o confinamento.
Nessa época dos leilões digitais aconteceu uma venda de recorde. Um Ferrari F40 azul foi vendido na plataforma ‘The Market’ por 1.000.500 libras esterlinas (7.3 milhões de reais ao câmbio atual), algo que converteu o modelo italiano no carro mais caro vendido em um leilão por internet na Europa. No entanto, o crescimento exponencial deste mercado faz com que esta marca possa ser batida em pouco tempo.
O influencer Sam Moores, um aficionado do mundo automobilístico, criador do podcast Car Chat e fotógrafo, leiloou o seu belo esportivo de Maranello. Seus mais de 65.000 seguidores no Instagram tiveram a oportunidade de seguir tudo o que acontecia com o seu F40 azul graças às publicações que o britânico fazia sobre o leilão.
Moores adquiriu o carro em 2014 e decidiu pintá-lo de azul, dispensando desta maneira o habitual vermelho registrado pela marca italiana. Depois dessa operação, teve que pagar 16.000 libras esterlinas (cerca de 116.000 reais ao câmbio atual) para obter o certificado de autenticidade da Ferrari para todos os seus veículos com mais de vinte anos. Para terminar a transformação, acrescentou a placa personalizada ‘F40 BLU’.
O Ferrari F40 é um dos estandartes da marca de Maranello. Trata-se do último modelo que saiu da fábrica antes do falecimento de seu fundador, Enzo Ferrari. Equipa um motor V8 a gasolina e turbo alimentado, capaz de produzir 477 cv de potência e 577 Nm de torque máximo, surgindo acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades, configuração que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 4.1 segundos e alcançar os 324 km/h de velocidade máxima.
Sam Moores se despediu do F40 em sua conta do Instagram com uma foto e um texto onde expressava sua felicidade pelo fato de o esportivo azul ter ido parar em boas mãos, e agradeceu o trabalho do ‘The Market’ para bater o recorde do leilão online mais caro do Velho Continente.