2023 - FERRARI SF90 BY DMC

Números como 1.000 cv, uma relação peso-potência de 1.57 kg/cv e 390 kg de carga aerodinâmica a 250 km/h deveriam ser argumentos de peso suficientes para que o primeiro modelo híbrido plug-in da marca italiana deixasse todos de boca aberta. No entanto, o Ferrari SF90 by DMC tem um pouco mais a oferecer, tanto no plano estético como mecânico.
De série, o SF90 Stradale conta com um motor turbo V8 a 90º capaz de entregar 780 cv. A potência de saída mais alta de todos os blocos de 8 cilindros na história da Ferrari. Os 220 cv restantes são fornecidos por três motores elétricos, um localizado entre o motor e a nova transmissão de dupla embreagem de 8 velocidades no eixo traseiro, e dois no eixo dianteiro.
O SF90 Stradale é também o primeiro automóvel esportivo da Ferrari equipado com 4WD, um passo necessário para permitir que a incrível potência liberada pelo propulsor híbrido obtenha seu máximo desempenho e converta este automóvel em uma nova referência em aceleração, passando de 0 a 100 km/h em 2.6 segundos e de 0 a 200 km/h em apenas 6.7 segundos.
Esteticamente, o SF90 do especialista alemão tem tudo o que caberia esperar de um bom modelo italiano. Como sabemos, o preparador não é distante de Maranello e já apresentou pacotes aerodinâmicos similares para outros modelos como o Ferrari F488 GTB e o F8 Tributo. Assim como estes, exibe uma chamativa carroceria de fibra de carbono.
Está arrematada em tom vermelho com diversos contrastes em preto. Inclui um splitter dianteiro maior, um jogo de saias laterais e extensões para o difusor traseiro. Todos os componentes foram projetados com a finalidade de reduzir o peso e aumentar a carga aerodinâmica, por isso que a cereja do bolo é o enorme aerofólio traseiro fixo.
A altura total do esportivo foi rebaixada graças a um novo sistema de suspensão com molas esportivas específicas.
Para as rodas, optou-se por um novo jogo de peças forjadas AL13, que estão acabadas em preto nas representações preliminares. Outra característica nova é o sistema de escape assinado pela GESAD, que está disponível em titânio ou aço inoxidável. Além de ser ‘significativamente’ mais leve, melhora a experiência de som e o desempenho.
As cifras exatas de aceleração não conhecemos, mas sabemos que este SF90 by DMC entrega agora 1.118 cv e 900 Nm de torque máximo com todas as melhorias introduzidas. Isso o torna inclusive mais rápido que o Ferrari SF90 XX de 1.030 cv. O pacote básico custa na Alemanha em torno de 30.000 euros, valor que pode ir crescendo com a introdução de outros elementos a gosto do cliente.