2021 - FIAT STRADA
Assim como o fabricante italiano havia antecipado através das primeiras oficiais reveladas há algumas semanas, a pequena pick-up fabricada no Brasil chega à sua segunda geração com uma mudança estética radical, uma imagem que rompe com o visual do modelo anterior, já que agora se inspira no Fiat Toro.
Apesar do que possa aparentar nas fotografias, as dimensões do novo Fiat Strada 2021 praticamente não se modificaram, já que agora mede 4.480 mm de comprimento, em relação aos 4.471 mm do modelo anterior, além de ter reduzido ligeiramente sua distância entre-eixos. As versões de cabine simples oferecem uma capacidade de carga de 720 quilos e 1.354 litros, enquanto que nas de cabine dupla acomoda 650 quilos e 844 litros.
A nova geração do Strada utiliza uma nova plataforma, embora não se trate de uma plataforma global da Fiat Chrysler Automobiles, mas uma arquitetura especificamente desenvolvida no Brasil, que combina diversos elementos dos atuais Fiat Mobi e Argo. Vale lembrar que o Argo é sustentado por uma atualização da plataforma MP1 (Modular Platform 1) que é utilizada pelo atual Fiat Panda italiano.
Como é habitual, o novo Fiat Strada 2021 estará disponível com dois tipos de carroceria, as versões de cabine simples e dupla, que agora estreia uma carroceria de 4 portas convencionais, eliminando a terceira porta de abertura suicida que caracterizava o Strada da geração anterior, e ainda com a possibilidade de acomodar até 5 ocupantes, em relação aos 4 do modelo anterior.
O design exterior está claramente inspirado no Fiat Toro. A frente possui um desenho similar ao seu irmão maior, mas sem os faróis partidos que caracterizam o Toro, enquanto que na traseira as semelhanças são maiores, devido ao desenho das lanternas que contam com um formato muito similar.
Com relação ao interior do novo Fiat Strada 2021, surge um habitáculo de desenho simples. Embora o formato do painel seja similar ao Toro, os materiais e a apresentação não parecem ser tão cuidadas.
Na parte mecânica não se esperam novidades, já que o novo Strada estará equipado com os conhecidos motores 1.4 Fire de 85 cv de potência e 130 Nm de torque máximo para as versões de acesso, além do mais moderno bloco 1.3 Firefly com 101 cv e um torque máximo de 140 Nm.
Em ambos os casos surgem acoplados a uma transmissão manual de cinco velocidades e tração simples ao eixo dianteiro, junto com o bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro, derivado do anterior sistema Locker da Fiat.
O equipamento mais relevante inclui freios ABS com EBD, airbags frontais e laterais, controles de tração e estabilidade, além da assistência à partida em rampas.
Além disso, conta com climatizador, quatro vidros elétricos, fecho centralizado com comando, volante multifuncional forrado em couro, sistema de infotainment com tela táctil de 7.0 polegadas, Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth, USB, navegação integrada, câmera de visão traseira, sensores de estacionamento, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis LED, faróis antineblina, barras de teto, etc.
O lançamento da nova geração do Fiat Stada foi atrasado no Brasil por causa do coronavirus e a Fiat Chrysler Automobiles estima que deverá chegar aos concessionários no segundo semestre do ano. Para o resto dos mercados da América Latina será preciso aguardar até o começo de 2021, inclusive no México, onde é conhecido como RAM 700.