2024 - FIAT TOPOLINO BY CASTAGNA MILANO
Apresentado há algumas semanas, o FIAT Topolino já passou pelas mãos de um ou outro preparador. O mais recente deles, a Castagna Milano, revisou alguns detalhes do quadriciclo elétrico, baseado no Citroën Ami e que em certos países pode ser conduzido a partir dos 15 anos, convertendo-o no aliado perfeito para o verão.
O encarroçador italiano apresentou os primeiros renders de sua criação em suas páginas das redes sociais, atraindo imediatamente a atenção dos aficionados, com um estilo ainda mais ‘Dolcevita’ do que já por si só exibe o Topolino de série.
A última criação da Castagna Milano foi apresentada assim nas redes sociais do próprio preparador: “Bem-vindo, Topolino! Hoje renasce um mito totalmente italiano e estamos pensando em como prepará-lo para o próximo verão”.
O post enumera as modificações introduzidas no pequeno FIAT, começando pela eliminação do teto, que transformou o Topolino em uma autêntica ‘spiaggina’, que poderíamos traduzir em português como carro praiano.
Naturalmente, para reforçar toda a estrutura e oferecer a máxima segurança em caso de acidente, foi agregada uma barra de segurança cromada, enquanto na zona traseira, segundo a Castagna Milano, foi instalada uma ducha com capota.
Há também diferentes acabamentos de rodas e arcos de roda com um desenho ligeiramente mais arredondado. Além disso, a carroceria pode ser decorada com novas cores, aumentando a gama de cores oficiais da FIAT que, por enquanto, só inclui o Verde Vita.
Com um comprimento de 2.53 metros e uma largura de 1,40 metros (sem contar os retrovisores), o FIAT Topolino é um modelo verdadeiramente urbano, com um enfoque um pouco mais lúdico e elaborado que, por exemplo, o do Ami do qual deriva.
Dispõe de um único motor elétrico (dianteiro) de 8.2 cv e 44 Nm, suficiente para alcançar uma velocidade máxima de 45 km/h desde parado em cerca de 10 segundos. Sobre a bateria, leva por volta de 4 horas para alcançar o 100% de carga, em uma tomada doméstica de 2.3 kW, enquanto seu preço na Itália parte dos 9.890 euros, embora ainda não tenha sido aberto o livro de pedidos.