2023 - FISKER OCEAN FORCE E
O primeiro SUV 100% elétrico da Fisker iniciou seu assalto ao mercado europeu. As entregas do novo Fisker Ocean começaram em mercados selecionados. Os primeiros exemplares deixaram a linha de montagem e em breve serão realizadas as entregas nos mercados onde a Fisker anunciou que entraria de maneira oficial. Encerra-se desta maneira o ambicioso propósito de projetar, fabricar em série e comercializar um carro elétrico.
A chegada do novo Ocean é um passo fundamental para a consolidação da Fisker como um ator protagonista no ambicioso processo de mudança para o veículo elétrico em que embarcou a indústria automobilística europeia. Agora, os planos da Fisker para o seu primeiro crossover não terminaram. A empresa dirigida por Henrik Fisker está decidida a trazer à tona o seu lado mais aventureiro.
Acaba de ser revelado o novo Fisker Ocean Force E, a versão mais aventureira. Um modelo rapidamente reconhecível que traz à tona a essência off-road que esconde o novo Ocean. Está baseado na versão Extreme e, como se pode apreciar nas imagens, dispõe de uma série de elementos e traços distintivos com os quais exala sua própria personalidade.
A altura livre em relação ao solo foi incrementada. O novo Ocean Force E está equipado com rodas reforçadas de 20 polegadas, calçadas com pneus off-road de 33 polegadas. Também foram realizados ajustes na suspensão e foram substituídos os amortecedores originais por outros focados na condução off-road. Além disso, uma nova placa protetora de titânio manterá a salvo a bateria.
Deixando de lado o exterior, se tivéssemos a oportunidade de dar uma olhada no habitáculo encontraríamos diferentes elementos que mostram que se trata de um veículo para se curtir longe do asfalto. Está equipado com tapetes de borracha, fixações de carga e alças adicionais.
Quanto ao sistema de propulsão, o novo Ocean Force E estará equipado com uma bateria de íons de lítio de 113 kWh, cujo objetivo principal não é outro que alimentar dois motores elétricos, um por eixo. A potência total é de 410 kW (557 cv) e 737 Nm de torque máximo. Por ter um motor em cada eixo conta com tração total.
É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3.9 segundos e de alcançar uma velocidade máxima de 205 km/h. A autonomia do Ocean Extreme é de 707 quilômetros segundo o ciclo WLTP. O mais provável é que a versão Force E, devido ao tamanho das rodas e demais modificações, tenha sua autonomia diminuída em alguns quilômetros.
Com relação à sua chegada ao mercado, por enquanto se desconhece a data de lançamento exata. A Fisker apenas confirmou que o novo Ocean Force E estará pronto para iniciar seu assalto ao mercado no quarto trimestre deste ano. O preço por enquanto é uma incógnita. A versão Extreme na qual está baseada começa em 69.950 euros na Alemanha. Assim podemos tomar esse número como referência.