2019 - FORD BRONCO R CONCEPT

O primeiro adiantamento do novo Ford Bronco chega através deste espetacular protótipo de competição, desenvolvido para competir na próxima edição do Baja 1000. Além do nome e certa inspiração estética, este protótipo utiliza a mesma plataforma e mecânica de duplo turbo do futuro modelo de produção.
A marca americana aproveitou o dia da abertura do SEMA Show 2019 de Las Vegas para revelar o novo Ford Bronco R Prototype, um modelo de competição desenvolvido para correr a célebre Baja 1000 e que em teoria está baseado no futuro Ford Bronco, do qual toma inúmeros elementos técnicos.
Como muitos modelos de competição, não foram reveladas todas as suas especificações, embora a marca tenha confirmado certos dados, alguns deles muito interessantes, já que estão relacionados com a futura versão de produção do Bronco, o futuro rival da Ford para o Jeep Wrangler.
De acordo com os responsáveis da marca do oval azul, o novo Ford Bronco R Prototype adianta o futuro crossover de produção, do qual já podemos intuir os primeiros traços sobre a carroceria feita de materiais compostos do modelo de competição. Suas formas maciças estão certamente inspiradas em gerações anteriores do Bronco, assim como esperávamos que fosse o modelo de série.
Mas por enquanto estamos diante de uma mera interpretação dos verdadeiros traços do modelo, já que elementos como os enormes arcos de rodas e a ausência de faróis convencionais na parte frontal não estarão presentes no Bronco definitivo. Embora outros traços, como o desenho da grade com o nome do modelo, parecem ser os definitivos.
Apesar de sua natureza de protótipo de competição, a verdade é que ele e o Ford Bronco de produção estão relacionados a nível técnico, já que ambos são baseados na plataforma T6 da Ford, a mesma que é utilizada pelo Ford Ranger atual. Da mesma maneira, um porta-voz da marca assegurou que a mecânica utilizada - de especificações desconhecidas - também fará parte do catálogo do Ford Bronco de rua, confirmando ainda que se trata de um motor dotado de duplo turbo compressor.
Esperava-se que o novo Bronco contasse com motores como o de 4 cilindros com 2.3 litros EcoBoost, mas estas declarações revelam que também estará disponível um dos blocos de 6 cilindros de duplo turbo que pode ser encontrado no catálogo da Ford, como é o caso do V6 de 2.7 litros que entrega 330 cv. De qualquer forma, a versão de produção só poderá ser vista em sua apresentação, que acontecerá no segundo trimestre de 2020.