1996 - FORD GHIA VIVACE CONCEPT

Os fabricantes criam inúmeros protótipos e modelos em escala a cada ano, dos quais só temos evidência de alguns poucos, aqueles que são utilizados para promover um modelo ou os que foram criados expressamente como protótipos de salão ou show cars. Este é precisamente um desses últimos casos.
O estranho modelo que aparece nas imagens é o Ford Ghia Vivace Concept, um protótipo de salão realizado por Carrozzeria Ghia em meados da década de 90 e que fazia parte de um par de concepts. O outro modelo recebia a denominação Arioso e, embora fosse um pouco diferente do Ghia Vivace, sua estética era baseada na mesma linguagem de design. Não se sabe o paradeiro atual deste segundo exemplar, pois o único que apareceu à venda foi o protótipo de tom amarelo que podemos ver nas fotografias.
O propósito deste par de concepts era mostrar as vantagens dos modelos desenvolvidos sobre um chassi de alumínio e as próprias capacidades da empresa utilizando esse material. Isso foi o que declararam os responsáveis da Ford e da Carrozzeria Ghia durante a apresentação de ambos os modelos, o que é tremendamente irônico, pois além de serem simples modelos em escala não funcionais, eles nem sequer eram fabricados nesse material. Na verdade, não eram carros em um sentido estrito, mas simples maquetes que tratavam de simular um veículo.
Nas imagens podemos encontrar imagens de detalhes do modelo mostrando que o habitáculo é completamente falso, conta com uma base estofada na altura dos vidros, e da qual sobressai uma leve porção do volante e alguns elementos que tratam de simular os apoios de cabeça dos bancos.
Mas as imagens mais explícitas são aquelas que mostram a parte de baixo do modelo, onde se aprecia claramente como foi realmente construída esta maquete. Pois apesar de que segundo as afirmações da empresa o protótipo tenha sido baseado em um Ford Mondeo, a verdade é que debaixo da carroceria não se encontra o chassi de um veículo real. O que usa como chassi é uma estrutura retangular fabricada com ferro e mais que provavelmente de qualidade mais baixa e barata disponível naquela ocasião. Embora seja um modelo funcional que nunca rodou na rua, as partes de baixo estão fortemente oxidadas. O veículo não só carece de mecânica, como não dispõe de um só elemento técnico relacionado com um verdadeiro automóvel.
Não há elementos de suspensão, freios, coluna de direção nem tampouco sistema elétrico. Na verdade, as rodas tampouco são convencionais, pois debaixo das calotas surgem rodas maciças, provavelmente também de ferro, que se unem ao chassi pelo que parece ser um eixo simples ancorado no chassi tubular. Por isso que no lugar de rodas de liga leve o modelo conta com essas atraentes calotas plásticas.
Assim como o seu irmão, o Ford Ghia Vivace Concept é uma boa amostra da corrente de design ‘Bio-design’ que caracterizou a imensa maioria dos produtos automobilísticos daquela época. Os designers da Ford e Ghia foram os que mais longe chegaram com esta tendência, chegando a lançar modelos no mercado que se gabavam de não contar com uma única linha reta em sua carroceria. O melhor exemplo encontramos no Ford Taurus de terceira geração, um modelo muito parecido ao Ghia Vivace Concept e cujo design se baseava na repetição de formas ovaladas diversas vezes, como as do próprio emblema da marca americana.
O Ford Ghia Vivace Concept surgiu à venda no site de leilão virtual Bring a Trailer. A mesma plataforma onde foi colocado à venda o Ford Via Concept by Ghia, do qual falamos ontem e que também era um modelo em escala. Embora neste caso contasse com um interior completo e alguns poucos elementos reais.
A condição deste exemplar não é muito boa. Pode-se notar que seus proprietários anteriores não o conservaram de forma adequada, pois dispõe de inúmeros riscos e alguns elementos partidos em algumas zonas da carroceria de fibra de vidro, além de marcas do adesivo utilizado nos espelhos laterais. Como já comentamos antes, o chassi que se esconde debaixo da carroceria é de ferro e se encontra bastante oxidado, de modo que não é de estranhar o baixo preço pelo qual está sendo vendido, pois parte sem reserva e o lance no dia de hoje está em apenas 1.400 dólares, sendo que o leilão encerra daqui a quatro dias. Não sabemos se os lances elevarão muito mais o preço final, mas podemos supor que dado seu estado, o veículo será vendido muito barato. Uma pechincha para quem quiser ficar com um pedacinho da história da Ford ou com um enfeite muito especial.