1994 - FORD GHIA ARIOSO CONCEPT

Muitos já estão familiarizados com o famoso nome Ghia, principalmente graças ao Volkswagen Karmann-Ghia da década de 1950 e, mais tarde, às versões mais elegantes de muitos modelos da Ford, e essa última conexão não surgiu por acaso.
A Ghia foi fundada em Turin por Giacinto Ghia em 1916 e, muitas décadas depois, em 1970, a empresa foi incorporada à Ford, junto com a Carrozzeria Vignale, adquirida no mesmo ano. Sem dúvida, o projeto de maior sucesso da Ghia foi o design do lendário Ford Fiesta, que infelizmente desapareceu do mercado há pouco tempo.
Além de criar muitos protótipos para a Ford, a Ghia também nomeou as versões topo de linha e mais equipadas de muitos modelos da Ford entre a década de 1970 e por volta de 2010, um papel agora assumido pela Vignale.
O estudo de design do Ghia sobre o qual tratamos nesta ocasião é o Arioso de 1994, um protótipo de coupé esportivo de quatro lugares baseado na então nova plataforma do Ford Mondeo, com seu motor V6 de 2.5 litros e 24 válvulas.
O Ford Ghia Arioso Concept foi baseado em uma estrutura de alumínio e foi projetado com painéis de carroceria de fibra de carbono facilmente substituíveis, fixados diretamente à estrutura de alumínio. O concept apresentava um teto solar e uma janela traseira retrátil, que eram armazenados em um compartimento atrás dos bancos traseiros usando um sistema de trilhos integrado ao próprio teto.
Um conceito multifuncional, portanto, que ia de um conversível totalmente aberto a um coupé completamente protegido das intempéries.
Visualmente, a seção frontal lembrava um pouco o primeiro estudo do Porsche Boxster de 1993 e o Porsche 911 (996) de 1997, enquanto o perfil lateral antecipou o primeiro Ford Puma. O protótipo em questão não era funcional e era feito de fibra de vidro com revestimento de plexiglass.
Dois anos depois, em 1996, a empresa produziu o Ghia Vivace com a mesma estrutura do Arioso. Era também um coupé 2 Plus 2 com formas sinuosas, que lembravam alguns modelos americanos da Ford.
A ideia básica do veículo mais tarde entrou em produção em série, inclusive com base no Ford Mondeo e também com motor V6, mas o Ford Cougar apresentado em 1998 era muito mais angular e já seguia a linguagem de design posterior ‘New Edge’ da marca americana, estreada pelo Focus.