2020 - FORD MUSTANG HERROD SM17 EDITION

O Ford Mustang de sexta geração está se tornando um protagonista no mercado australiano, onde não só é o esportivo mais vendido há 4 anos (indo a caminho do 5º consecutivo), como também é o veículo a ser batido no Campeonato Supercars australiano (antes V8 Supercars), onde substituiu com sucesso o Ford Falcon conseguindo as vitórias absolutas nas edições de 2019 e 2020.
O piloto vencedor destes campeonatos foi Scott McLaughlin, que leva 3 títulos consecutivos, em 2018 com o Ford FG X Falcon e em 2019 e 2020 com o Ford Mustang GT. Para prestar homenagem aos campeonatos de McLaughlin, a Herrod Performance decidiu lançar uma nova e radical edição limitada do Ford Mustang GT que estará disponível somente no mercado australiano. Este preparador foi o responsável pelo radical Ford Mustang R-Spec apresentado em 2019, de modo que podemos ter uma ideia do tipo de versão que é o novo Mustang Herrod SM17.
O modelo utilizado pela Herrod Performance é o Ford Mustang GT, mas incluindo o sistema de suspensão Magneride como opcional. A partir daí o preparador australiano realiza uma das preparações mais trabalhosas e extensas já vista em um modelo deste tipo, pois embora não inclua relevantes mudanças estéticas, conta com notáveis modificações nas configurações de chassi e mecânica.
O motor V8 Coyote de 5.0 litros aspirado do Mustang GT recebe inúmeras modificações internas e a adição de um compressor Whipple modificado, além das habituais melhorias nos sistemas de alimentação, refrigeração e escape. O resultado é um bloco V8 sobrealimentado que é capaz de fazer sombra inclusive ao V8 Predator do Shelby GT500 2020. O motor desta edição limitada australiana entrega nada menos que 786 cv e 810 Nm de torque máximo, e como o Mustang GT convencional, está disponível tanto com a transmissão manual de 7 velocidades como a caixa automática de 10 relações.
Em termos de chassi surge um esquema de suspensão e freios reforçado, além de novas rodas de liga leve de 20 polegadas calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 4S medindo 275/30 no eixo dianteiro e 305/30 no traseiro. A nível estético não há muitas mudanças, mas o Mustang Herrod SM17 Edition é facilmente reconhecível por seu para-choque dianteiro modificado, que parece contar com o mesmo splitter disponível no Performance Package Level 2 do Mustang, além de novas aletas sob os faróis auxiliares, saias laterais e um aerofólio traseiro, todos eles no tom preto. Além dos diferentes adesivos exteriores e as diversas placas identificativas da versão que podemos encontrar tanto no exterior como no interior do veículo.
Desta edição limitada serão fabricados alguns poucos exemplares e embora por enquanto não tenha sido revelado o preço final do carro, o preparador adiantou que este pacote de modificações terá um preço em torno dos 50.000 dólares australianos, o que somado ao preço do veículo doador resulta um valor superior aos 110.000 dólares australianos, por volta dos 400.000 reais. Nada mal para um veículo mais potente e radical que o Shelby GT500.