1954 - GLÖCKLER-PORSCHE 356 CARRERA 1500 COUPE
A beleza existe nos olhos de quem observa, embora seja difícil chamar de belo este Glöckler-Porsche 356 Carrera 1500 Coupe de 1954, especialmente se for comparado com outras versões do mítico Porsche 356.
No entanto, este esportivo clássico é muito importante como carro de corridas único, que disputou apenas uma corrida em toda a sua história. Agora, este exemplar raríssimo faz parte do leilão que a casa RM Sotheby’s realizará em Monterey, Califórnia, nos próximos dias 13 e 14 de agosto.
Walter Glöckler dirigia um concessionário de carros em Frankfurt e também era um piloto talentoso, tanto em duas como em quatro rodas. Desde o final da década de 1940, também construia carros de corridas que, frequentemente, utilizavam componentes da Volkswagen e da Porsche.
Sua sétima máquina de competição foi o coupe que a RM Sotheby’s acaba de anunciar. Glöckler construiu o carro para competir na Mille Miglia de 1954, mas o carro não ficou pronto a tempo. Depois o carro competiu na prova Lieja-Roma-Lieja com o primo de Walter, Helm Glöckler, ao volante. Infelizmente, os problemas técnicos impediram que o coupe fosse competitivo.
Este Glöckler-Porsche não se parece nada com um 356. Embora a parte frontal possa ser um pouco familiar devido aos dois grandes faróis circulares, o resto da carroceria não se assemelha em quase nada.
Além disso, na parte frontal existem duas luzes retangulares menores, acima do para-choque dianteiro, além de um grande ‘olho’ em forma de ciclope no centro. A visibilidade em corridas noturnas não parecia um problema para este carro.
As portas contam com uma seção envidraçada separada na parte superior que estende a abertura em direção ao teto. Isso dá ao habitáculo um aspecto arejado e provavelmente facilita a entrada no carro, especialmente em um veículo de altura reduzida.
O vidro vigia traseiro é outra diferença notável em comparação com o Porsche 356. Está separado em seções, mas envolve os lados da carroceria. Com tanto vidro, a visibilidade parece ser outro atributo deste esportivo.
Na parte traseira existem pequenas aletas em cada lado. Trata-se de um elemento de estilo típico dos anos 50, além de um adorno visualmente intrigante neste modelo. A potência deste Glöckler-Porsche vem de um motor de 4 cilindros, Type 547, montado na parte traseira, que também estava presente no 550 Spyder.
A RM Sotheby’s ainda não forneceu um preço de venda estimado para este lote. O carro pode não ser bonito, dependendo do gosto pessoal de cada um, mas se trata de uma oportunidade de possuir um carro de corridas único e com motor Porsche dos primeiros anos. A raridade do Glöckler-Porsche poderá ser suficiente para provocar uma guerra de ofertas entre os entusiastas da Porsche.