2022 - HONDA CIVIC SEDAN

Embora o Honda Civic 2022 tenha sido revelado há duas semanas (aqui), a verdade é que essa primeira imagem foi divulgada apenas como um adiantamento prévio à sua verdadeira apresentação oficial, que aconteceu hoje nos Estados Unidos. De modo que já temos todas as imagens e os dados da décima primeira geração do compacto japonês, um dos modelos mais vendidos da história da marca.
Sua apresentação na América do Norte não é casual, pois além de ser historicamente seu mercado mais importante, também será o lugar de nascimento de um grande número de unidades do modelo, pois uma das grandes novidades desta nova geração é que deixará de ser fabricada na planta de Swindon, no Reino Unido, para ser montada exclusivamente na planta da marca em Alliston, Ontario, no Canadá.
O Honda Civic Sedan 2022 mede 4.673 mm de comprimento, 1.800 mm de largura, 1.415 mm de altura e conta com uma distância entre-eixos de 2.736 mm. Por tamanho, o novo modelo é igual em largura e altura que o Civic Sedan de décima geração, mas é 43 mm mais longo, o que se deixa notar sobretudo no novo capô, cujas proporções foram esticadas para dar-lhe um ar mais clássico. A distância entre os eixos também cresceu, de modo que podemos esperar um pouco mais de espaço no interior. Outras medidas que mudam são nos eixos, um pouco mais largos no novo Civic 2022.
A nível estético não há muito mais que podemos dizer do novo modelo, pois seu exterior já havíamos visto com todo detalhe em várias ocasiões nas últimas semanas, graças aos teasers da marca e os diferentes vazamentos protagonizados pelo modelo japonês. Ele conta com uma estética notavelmente mais simples que a do modelo que substituirá, com para-choques praticamente lisos sem a excessiva carga de acessórios e molduras que portam as diferentes versões da décima geração.
De acordo com as declarações da marca, essa excessiva simplificação do design do novo Civic não é casual, pois tanto o interior como o exterior do modelo correspondem a uma nova filosofia de design que pretende eliminar todos os elementos supérfluos do carro para centrar-se exclusivamente naquilo que é necessário para o condutor e os ocupantes. Man Maximum/Machine Minimum (Mais Pessoa/Menos Máquina).
O painel é precisamente outro grande exemplo deste princípio, pois conta com menos comandos visíveis e superfícies mais simples de limpar. Apesar de contar com uma dotação muito mais tecnológica, pois o novo Civic 2022 conta com um painel de instrumentos digital de 10.2 polegadas e uma tela central de estilo flutuante que coroa o painel e que pode ser de 7.0 ou 9.0 polegadas.
Por enquanto esta é a apresentação da versão sedan que será fabricada e comercializada na América do Norte, de modo que sua linha mecânica é específica para esse mercado. Assim como adiantaram vários informes prévios, o novo Honda Civic 2022 será montado na América do Norte com 2 motores de 4 cilindros. Por um lado, um bloco de 2.0 litros aspirado que entrega 160 cv (158 hp) e 187 Nm disponível nos níveis de acabamento LX e Sport, e por outro um propulsor de 1.5 litros sobrealimentado que entrega 182 cv (180 hp) e 240 Nm de torque máximo, que será exclusivo para os acabamentos EX e Touring. A única transmissão disponível é uma caixa do tipo CVT que foi melhorada para baixar os atritos internos.
Em termos de equipamento podemos destacar a presença do pacote de sistemas de segurança Honda Sensing, que agora conta com sensores mais sensíveis e que permitem distinguir obstáculos e pedestres de maneira mais eficiente, o controle de cruzeiro adaptativo melhorado, integração Apple CarPlay e Android Auto do sistema de infotainment e o sistema de áudio premium Bose com 12 alto-falantes.