2022 - HYUNDAI i20 N RALLY1

A Hyundai apresentou o i20 N Rally1, o novo carro de rallys que disputará a temporada de 2022 do WRC, a primeira da era híbrida, contra o Toyota GR Yaris Rally1 e o M-Sport Ford Puma Rally1.
Seguindo os novos regulamentos para a categoria máxima do WRC (e as novas tendências de mobilidade), o i20 N Rally1 estreia uma mecânica híbrida, que combina um motor 1.6 turbo de injeção direta e um motor elétrico que produz 134 cv (100 kW) e 180 Nm de torque. A bateria de 3.9 kWh, envolta com uma caixa em fibra de carbono, será carregada de duas formas: a partir da frenagem regenerativa, mas também através de uma fonte de energia externa (tomada).
Em relação ao modelo de estrada, o carro de rallys recebeu um vistoso kit aerodinâmico, contando com massivos alargamentos dos arcos das rodas dianteiras e traseiras, novos para-choques, uma saída de escape central e um enorme aerofólio traseiro. Já o esquema de cores não difere muito do usado até agora pela Hyundai no WRC.
Num esforço para controlar os custos, os carros da categoria Rally1 contam com uma suspensão e transmissão mais simples que as usadas pelos antigos WRC e com um tanque de combustível simplificado ao nível da forma. Por fim, o número de peças partilhadas entre eles também é maior. Destaque ainda para a nova gaiola de segurança.
Na Hyundai, as expectativas em torno do novo carro são altas, com Scott Noh, presidente da Hyundai Motorsport, revelando-se confiante de que este carro terá capacidade para permitir à marca coreana disputar o seu terceiro título de construtores e ainda o troféu de pilotos.
E por falar em pilotos, em 2022 a equipe da Hyundai contará com Thierry Neuville e Ott Tanak, enquanto um outro i20 N Rally1 será ‘partilhado’ por Oliver Solberg e Dani Sordo. A estreia do i20 N Rally1 está marcada para a primeira prova da temporada, o Rally de Monte Carlo, que começa no dia 20 de janeiro.