2021 - HYUNDAI KONA

O B-SUV da marca coreana se renova na Europa. O novo Hyundai Kona 2021 acaba de ser apresentado oficialmente, mostrando um grande facelift que afetou notavelmente o esquema estético do modelo, além de poder contar com uma parte técnica melhorada, com inúmeras novidades e inclusive a estreia de novas mecânicas, incluindo algumas com tecnologia de 48 volts.
Embora a novidade mais chamativa seja a estreia de uma nova versão Kona N-Line, que além de equipar uma mecânica mais potente, o motor de 4 cilindros T-GDI de 1.6 litros que entrega e 198 cv, conta com um esquema estético muito diferentes do resto das versões regulares que irão compor a nova linha Kona 2021. Nas próprias imagens oficiais divulgadas pela marca se aprecia claramente a diferença entre as diferentes unidades. Na cor azul aparece o novo Kona 2021 e na cor vermelho o Kona N-Line 2021.
Esta atualização significa uma grande reformulação para o crossover coreano, que agora conta com novas formas na frente e na traseira. Em ambos os casos surge uma grade muito diferente, novos para-choques, com novas formas e acessórios, como é o caso dos novos elementos plásticos protetores (de cor prata em algumas versões) e ópticas muito modificadas, que embora continuem o mesmo esquema estético de seu antecessor, agora dispõem de formas mais afiladas e de novas grafias internas. O aspecto final é um Kona bem modificado, tanto é que nem parece ser um simples facelift.
Além disso, a marca coreana apresentou dois esquemas estéticos bem diferenciados, por um lado surgem as versões regulares e por outro, o novo Hyundai Kona N-Line, que conta com elementos de desenhos específicos para esta versão. Nas imagens oficiais é muito simples distinguir ambas as versões, pois o novo Hyundai Kona N-Line conta com 3 entradas de ar onde deveria estar o emblema da Hyundai no capô, que nesta versão se traslada para o centro da grade dianteira. Alguns dos plásticos pretos da versão normal desaparecem em favor da cor da carroceria, além de montar um para-choque específico com novas entradas de ar na zona dianteira e com um visível difusor na parte traseira. Na grade também podemos encontrar o emblema N-Line.
No interior também surgem pequenas mudanças, com a adoção de uma grade central de maior tamanho e um painel de comandos digital. Além de novas cores e materiais para o habitáculo, como é o caso da versão N-Line, cujo interior dispõe de revestimentos de couro sintético e costuras de tom vermelho em contraste.
Além do novo motor de 1.6 litros e 198 cv do N-Line, a linha Kona estreará uma oferta mecânica muito renovada, com a incorporação de um bloco de 1.6 litros Smartstream diesel com tecnologia de 48 volts e 136 cv. Enquanto que o motor de acesso é um bloco de 1.0 litro a gasolina que também conta com tecnologia de 48 volts e entrega 119 cv. O motor diesel estará disponível com uma transmissão manual de 6 velocidades ou uma automática de dupla embreagem e 7 relações, além de poder equipar um sistema de tração total, o motor a gasolina de menor cilindrada deve se conformar somente com a opção manual.
Ainda não foi informada a composição da linha mecânica e os preços, mas em seu comunicado oficial, a marca coreana assegura que o novo Hyundai Kona 2021 chegará aos concessionários do velho continente antes do final deste ano. A outros mercados, como é o caso do australiano, chegará no início de 2021.