2021 - INEOS GRENADIER

Assim como estava programado, a INEOS Automotive revelou ontem o design exterior do Grenadier, seu próximo veículo 4x4 que muito em breve entrará em produção.
Construído a partir do zero em uma plataforma completamente nova, o INEOS Grenadier foi projetado para satisfazer às demandas de seus futuros proprietários.
De tamanho similar ao Mercedes-Benz G Class e propulsionado por uma linha modular de motores diesel e gasolina BMW de 6 cilindros, se espera que tenha um preço superior às 35.000 libras esterlinas quando chegar ao mercado no próximo ano.
Embora a produção leve tempo para chegar a todos os mercados, os especialistas confirmaram que o modelo será rentável se chegarem a uma produção anual de 25.000 unidades.
Ainda não vimos testes do modelo, mas parece que o novo fabricante teve em mente para o seu desenvolvimento, modelos como o Land Rover Defender, Jeeps, Toyota Hilux, Toyota FJ40, Nissan Patrol, Ford Bronco, entre outros.
O resultado é um todo-terreno simples, bem proporcional e de aspecto familiar com superfícies muito retas, um capô elevado acima dos para-lamas dianteiros planos, um para-brisa muito vertical e plano, além de um teto plano com calhas.
A grade é simples e vertical, os faróis LED são redondos e as rodas grandes estão posicionadas para minimizar as saliências.
As portas têm dobradiças externas que ajudam com a remoção das portas, o que se adaptará a alguns usuários e lhe dará um design mais bruto.
As tampas traseiras podem fazer com que os veículos sejam difíceis de carregar ou descarregar, no entanto, no Grenadier a porta menor pode ser aberta antes da maior para proporcionar acesso ao compartimento de carga e oferecer uma economia de espaço.
As lanternas traseiras redondas são montadas idealmente no espaço adicional proporcionado pelos ombros e permite que sejam mais visíveis.
O teto pode ser usado para transportar cargas sem uma superfície de carga, e um toque engenhoso é a provisão de quatro barras de união nos lados do teto que se parecem muito com as luzes de teto de um velho Land Rover.
Embora pouco se saiba, de algumas entrevistas pudemos saber que o Grenadier será mais pesado que o antigo Defender 110. O peso objetivo é em torno de 2.400 kg, mas os protótipos iniciais são muito pesados.
A escolha do motor da Ineos foi a família BMW B57/B58, de modo que cada Grenadier terá um motor a gasolina de 3.0 litros ou um diesel com a mesma cilindrada e com o mesmo número de cilindros. Estas mecânicas irão acopladas a uma transmissão automática de oito velocidades fornecida pela ZF (e uma caixa de transferência separada). Dependendo das especificações, estes motores produzem entre 261 cv até quase 400 cv em um BMW.