1969 - ISUZU BELLETT MX1600 CONCEPT
O De Tomaso Pantera é um dos esportivos mais emblemáticos da década de 70. Este supercarro, rival da Ferrari e Lamborghini, foi fabricado entre 1971 e 1993, chegando a mais de 7.000 unidades. Suas linhas, típicas de um carro de altas performances com motor central, permaneceram icônicas, mas poucos conhecem seus vínculos com um protótipo japonês.
Embora nunca tenha sido confirmado, parece que o design do Pantera é baseado no concept Isuzu Bellett MX1600 que aparece nas imagens.
Apresentado no Salão de Tokyo de 1969, o MX1600 poderia ser perfeitamente a base estética do Pantera. De fato, o aspecto do esportivo exótico parecia estar muito mais próximo dos modelos europeus da época que dos japoneses.
E mais, isso não era apenas uma impressão se for considerado que o carro foi projetado por Tom Tjaarda, criador de vários carros para Pininfarina em anos anteriores, incluindo o Ferrari 330 GT 2 2.
Tendo isso em conta, as raízes europeias do Isuzu não eram tão surpreendentes. Na verdade, o carro chamou tanto a atenção em Tokyo que a empresa japonesa decidiu construir um segundo concept rebatizado como MX1600 II. As diferenças entre ambos eram mínimas e afetavam principalmente a parte dianteira.
Embora a estética fosse de um autêntico esportivo, debaixo do capô do Isuzu não havia um motor V8 como no De Tomaso Pantera. Na verdade, no MX1600, dois lugares e de tração traseira, encontrava-se um modesto bloco de 1.6 litros e 122 cv, o mesmo propulsor do Bellett GT-R lançado na época.
Infelizmente, o MX1600 nunca viu a luz como modelo de produção. O Isuzu, portanto, ficou como um mero exercício de estilo para o fabricante japonês, mas ficará na lembrança por, supostamente, ter servido de inspiração para o desenvolvimento do mítico Pantera.
Se tivesse chegado às ruas, teria sido um esportivo muito exótico, já que sua origem japonesa e seu design europeu teriam chamado a atenção de muitos compradores.