2023 - JAGUAR E-TYPE PROJECT ZP COLLECTION

Em 1961, a Jaguar soube exatamente o que deveria fazer com o enorme sucesso que o E-Type havia conquistado depois de sua apresentação no Salão de Genebra. Sem perder um único dia, os britânicos trabalharam em uma especificação de competição que estrearia apenas um mês depois na corrida de Oulton Park para o British GT Trophy.
Quando desceu a bandeira quadriculada naquele final de semana de abril, dos sete E-Type estreantes dois conquistaram a primeira e a terceira posição. Um Drophead, pilotado por Graham Hill, conseguiu uma vitória que se repetiu na prova seguinte, onde com um carro similar, Roy Salvadori venceu também em Crystal Palace. Foi o começo de um recorde lendário de 24 pódios na especialidade entre 1961 e 1964.
Aqueles E-Type exibiam uma estranha insígnia com a enigmática expressão ‘Project ZP’, sinal que os distinguia como veículos ‘fora de série’ que eram. Modelos fora de série que voltam agora com uma limitadíssima reedição especial pelas mãos da Jaguar Classic.
A nova E-Type ZP Collection está limitada a sete pares de modelos, formadas cada uma por um conversível Drophead que presta homenagem ao carro vencedor de Hill junto a um Fixed-Head Coupe que, tomando uma certa licença histórica (já que todos os E-Type originais do Projeto ZP eram cabrio), evoca ao carro de Salvadori.
O primeiro, denominado ‘ECD 400’ em um aceno à placa do carro pilotado pelo campeão de F1, apresenta-se no mesmo tom de azul escuro ‘Oulton Blue’ adornado pela borda em branco da grade frontal e os círculos igualmente brancos que, sobre a carroceria, convidam a colar o nosso número da sorte para terminar de dar ao carro esse toque tão ‘racing’.
No interior, o habitáculo guarda uma surpresa entre seus bancos em couro castanho: uma gravação sobre a placa do túnel de transmissão com a metade de uma coroa de louros e o mapa de Oulton Park, em comemoração àquele primeiro triunfo.
O segundo modelo, denominado ‘Buy1’ em homenagem à excêntrica placa personalizada que o ‘gentleman driver’ Salvadori escolheu para seu carro, exibe um tom prateado ‘Crystal Grey’ com idênticas decorações em branco.
Nesse caso, a gravação do interior recria o traçado de Crystal Palace junto à segunda metade da coroa de louros, lembrando a façanha daquele a quem apelidaram ‘o rei dos aeródromos’.
Ambos os modelos compartilham vários pequenos detalhes exclusivos desta edição ZP, como a tampa do tanque de combustível e o emblema da parte traseira. Inclusive, com a compra, são entregues dois capacetes combinando com aqueles que Hill e Salvadori utilizaram naquela época dourada, fabricados pelo artesão Everoak.