2024 - KARMA IVARA GT-UV DESIGN STUDY

O pequeno fabricante Karma, localizado na Califórnia, aproveitou a última Monterey Car Week de 2024 para apresentar a estreia mundial do Ivara GT-UV Design Study, um concept que antecipa um futuro SUV que será elétrico e um extensor de autonomia híbrido plug-in.
O Karma Ivara, antecipado como protótipo, faz parte de um grupo de modelos que marcam o relançamento da empresa depois que uma crise financeira a forçou a reduzir o número de funcionários em sua sede em Irvine, Califórnia, alguns anos atrás.
Tanto elétrico quanto com extensor de alcance
A ideia por trás do Karma Ivara é oferecer duas versões adaptadas ao público e ao mercado: ou com motor 100% elétrico ou uma versão de autonomia estendida, na qual o motor a propulsão elétrico é ladeado por um motor a gasolina para recarregar a bateria.
O concept car Karma Ivara Design Study também traz a sigla GT-UV, que significa Grand Touring Utility Vehicle, um SUV de luxo que se adapta melhor aos GTs de rua do que aos off-roads.
Novo estilo esportivo e luxuoso ‘Comet Line’
O estilo geral do Karma Ivara, embora na forma de um estudo de design, se inspira na mais recente linguagem estética da Karma, a ‘Comet Line’, que começa com uma frente baixa e pontiaguda, sem grade, e continua com as linhas muito baixas do para-brisa e do vidro traseiro.
O exterior do veículo de quatro lugares se distingue pelo uso de um acabamento de superfície fosco auto-reparador que, por meio de segmentação microscópica, minimiza arranhões e danos à carroceria.
Poderá chegar em 2027
A data de lançamento da versão de produção do Karma Ivara ainda não foi anunciada, mas a previsão é que chegue por volta de 2027, ou pelo menos após as primeiras entregas do coupé elétrico Kaveya e do sedan elétrico Gyesera, que estão programados para chegar em 2026.
Lembrando que o Gyesera anuncia alguns números muito marcantes. É um sedan esportivo com tração traseira que tem como objetivo entregar 590 cv e 940 Nm de torque para garantir uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 4.2 segundos e uma velocidade máxima superior a 217 km/h.