2021 - KIA e-SOUL BOARDMASTERS EDITION

Foi apresentado no Reino Unido um KIA e-Soul muito especial. Um exemplar único, um ‘one-off’ criado sobre a base de um exemplar de pré-produção da segunda geração do interessante SUV elétrico da KIA. O resultado é o novo KIA e-Soul Boardmasters Edition, um automóvel que, de acordo com o próprio fabricante, foi salvo do triturador para acabar o resto de seus dias na costa. E mais especificamente na praia.
O novo e-Soul Boardmasters Edition foi criado com o claro objetivo de atender as demandas e necessidades dos entusiastas do surf. Além disso, com a apresentação deste projeto, celebra-se o lançamento do Boardmasters 2021 em Cornwall, um condado situado no sudoeste da Inglaterra. Ali será exposto o veículo da KIA.
Basta dar uma rápida olhada nas imagens para descobrir as modificações exteriores e interiores sofridas pelo e-Soul de pré-produção. Fazendo um tour pelo exterior, a primeira coisa que chama a atenção são as novas rodas que foram montadas. Elas são de aço branco brilhante de 16 polegadas e calçadas com pneus Maxxis Bihorn.
Devido ao tamanho dos pneus, foi necessário realizar modificações nos arcos de roda. A suspensão é totalmente independente e conta com novos adaptadores personalizados e ponteiras modificadas. Da mesma maneira, a largura da bitola foi ligeiramente incrementada. A altura livre da carroceria em relação ao solo também cresceu. Passou para 310 mm na parte dianteira e 320 mm na traseira.
Outra característica muito chamativa desta unidade única é o seu bagageiro de aço feito na medida. Foi construído com tubos de aço leves que podem ser reciclados facilmente no final de sua vida útil. É capaz de transportar duas pranchas de surf Tahe Bic Malibu. A pintura azul Netuno da carroceria foi mantida intacta. Uma cor que contrasta com o teto em acabamento preto.
No teto há um grande painel solar acompanhado de luzes LED Lazer ST4 Evolution. O sistema de carga solar pode ser usado também para alimentar uma pequena geladeira e outros aparatos auxiliares.
No interior também surgem importantes alterações. Os bancos traseiros foram eliminados. A área do porta-malas foi remodelada por completo para aproveitar o máximo possível o espaço existente. Foi instalada uma plataforma de madeira de abeto e o deck foi pintado de branco.
Ao abrir a tampa do porta-malas acessa-se a um banco dobrável. Um assento também fabricado em madeira. Na nova zona de carga há um braço basculante que permite pendurar e secar um par de trajes de neoprene úmidos. Também podem ser penduradas algumas toalhas. A parte dianteira do habitáculo não apresenta mudanças.
A KIA destaca que, graças ao torque que desenvolve o seu sistema de propulsão elétrico, es capaz de mover-se com desenvoltura por todo tipo de caminhos da costa. A marca também destaca que estas alterações, especialmente as mudanças das rodas e incremento da altura, provocam efeitos diretos sobre a autonomia. Não foi especificado quantos quilômetros é capaz de rodar com uma só carga.
Nas entranhas do veículo encontra-se uma bateria de íons de lítio de 64 kWh, cujo objetivo principal é o de alimentar um motor elétrico de 150 kW (204 cv) e 395 Nm de torque máximo.