2022 - LAMBORGHINI COUNTACH LPI 800-4

Assim como anunciado há alguns dias, a marca de Sant’Agata Bolognese apresentou durante os eventos do Monterey Car Week a nova geração do Lamborghini Countach. Uma edição limitada que como outros modelos similares da marca utiliza a base mecânica de um de seus esportivos de produção, mas com uma carroceria completamente nova inspirada nas linhas do modelo clássico do qual herda seu nome.
O novo Countach surpreende por sua extrema semelhança com o esportivo original, que foi fabricado durante boa parte das décadas de 70 e 80, de modo que se trata do modelo mais longevo da história da marca italiana. O carro original foi revelado em 1971, sendo apresentado no Salão de Genebra daquele ano como Lamborghini Countach LP 500, o primeiro protótipo do modelo e cuja grande recepção propiciou a rápida passagem para a produção do esportivo de 12 cilindros.
De modo que esta nova interação do Countach serve realmente como uma homenagem ao 50º aniversário do lançamento do modelo original, além de ser um grande broche de despedida para o Lamborghini Aventador, que será substituído no ano que vem e do qual toma seu motor de 12 cilindros aspirado naturalmente.
O Lamborghini Countach LPI 800-4 conta com uma carroceria praticamente decalcada do clássico original. Não só dispõe de traços e formas tomados diretamente do Countach, mas também usa seu perfil e proporções, contando inclusive com alguns painéis similares.
As formas básicas do Countach são a tela de fundo na qual os designers da marca se basearam, acrescentando uma parte frontal mais agressiva com novas entradas de ar no para-choque dianteiro e um grande spoiler inferior, enquanto que na lateral surge o perfil do Countach original e uma nova interpretação das entradas de ar tipo NACA laterais, que neste caso são de maior tamanho. A traseira conta com formas mais simples e limpas, mas também inspiradas no esportivo clássico, mas como na frente, também há ópticas LED de formas mais atuais.
O interior irradia esportividade e tecnologia, com uma tela táctil de 8.4 polegadas no painel de onde se opera grande parte dos sistemas de bordo, contando com conectividade Apple CarPlay.
O novo Lamborghini Countach LPI 800-4 herda o mesmo powertrain híbrido do Lamborghini Sian, de modo que monta o mesmo V12 a 60 graus de 6.5 litros que equipam todos os modelos derivados do Aventador. Esta mecânica aspirada entrega 780 cv e 720 Nm de torque máximo e está associado a um pequeno motor elétrico de 48 volts alimentado por um supercondensador que adiciona outros 34 cv, de modo que a potência total combinada é de 814 cv, embora a empresa preferisse arredondar a cifra na denominação oficial. A transmissão é a mesma caixa automática ISR de 7 relações. As rodas são de 20 e 21 polegadas, respectivamente, calçadas com pneus Pirelli P Zero Corsa.
Como é evidente, o Lamborghini Countach do século XXI não só é híbrido e conta com tração total, como também é o mais potente e rápido da história. A marca anuncia uma velocidade máxima de 355 km/h e uma capacidade de aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2.8 segundos, mas se seguir acelerando é capaz de alcançar os 200 km/h em 8.6 segundos.
O novo Lamborghini Countach LPI 800-4 contará com uma produção muito exclusiva, pois a empresa já confirmou que só irá fabricar 112 unidades. Este estranho número tem uma explicação, pois trata-se do código interno do projeto original do Lamborghini Countach, que era LP 112.