2022 - LAMBORGHINI HURACÁN GT3 EVO2

A divisão de competição da Lamborghini revelou em 2014 o seu Huracán Super Trofeo de corridas, ao qual seguiram uma versão GT3 em 2015, um GT3 EVO em 2018 e um GT2 em 2020. Agora, a marca de Sant’Agata Bolognese revela sua última criação, o Lamborghini Huracán GT3 EVO2.
Este novo modelo da Lamborghini Squadra Corse está disponível tanto de nova fabricação, como em forma de um pacote de melhorias para os Huracán GT3 EVO existentes. Assim, as equipes e particulares que tenham um exemplar, poderão beneficiar-se também desta evolução.
Este GT3 EVO2 está baseado na versão de propulsão traseira do Huracán e recorre a um imponente e agressivo kit de carroceria, cujos componentes são fabricados em fibra de carbono, para manter sob controle o peso, que é de 1.230 quilos vazio.
A segunda evolução do carro de corridas da marca italiana estreia mudanças nesse pacote aerodinâmico, como um difusor novo que aumenta a carga aerodinâmica, e um aerofólio derivado do STO, que tem a mesma finalidade e permite ser ajustado para as necessidades de cada circuito.
Se a entrada de ar hexagonal do teto parece familiar, é porque também foi adaptada do STO de rua, lembrando que é por sua vez uma versão para a estrada de um carro de corridas, e por isso o seu nome, Super Trofeo Omologata. As rodas, por exemplo, calçam pneus Pirelli e escondem um sistema de freios também melhorado.
O coração do modelo continua sendo o mesmo motor V10 aspirado de 5.2 litros, mas agora com atuadores eletrônicos para o acelerador e válvulas de titânio. O que não o fabricante não informou foi a potência que é capaz de desenvolver o motor, embora o STO entregue 640 cv. A marca assegurou também que melhorou a eletrônica do controle de tração e do ABS.
Além disso, há melhorias na jaula de segurança, que agora tem dois novos pilares e painéis laterais de carbono e kevlar, e as janelas laterais de plexiglas agora estão fixadas aos painéis das portas através de parafusos.
Por último, as entregas a clientes estão previstas para o segundo semestre deste ano 2022, a tempo para sua estreia em janeiro de 2023, nas 24 Horas de Daytona.