2023 - LAMBORGHINI HURACÁN TECNICA
A Lamborghini acaba de revelar seu mais recente monstro com motor V10, o chamado Lamborghini Huracán Tecnica, que se posiciona a meio caminho entre os Huracán Evo RWD e Huracán STO, sendo um pouco menos agressivo e mais civilizado que este último. Além disso, neste caso, não se trata de uma edição limitada, de modo que não há uma limitação de produção.
De acordo com o fabricante italiano, trata-se de uma versão um pouco mais refinada para um uso em estrada, mas conta com o mesmo nível de potência do STO, concebido para circuito. Assim, é uma opção intermediária para aqueles clientes que queiram utilizá-lo principalmente em vias públicas.
O conhecido motor V10 aspirado de 5.2 litros é o mesmo que equipa o STO, o que significa que oferece 640 cv de potência a 8.000 rpm e um torque máximo de 565 Nm a 6.500 rpm. Em relação à transmissão, a única opção é uma caixa automática de dupla embreagem e 7 velocidades.
Em princípio, o Huracán Tecnica promete uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3.2 segundos e uma velocidade máxima de 325 km/h, o que significa 2 décimos de segundo mais lento que o STO, mas uma velocidade máxima 15 km/h superior, supomos que pela ausência do agressivo aerofólio do modelo de circuito, embora o componente do Tecnica eleve a carga aerodinâmica em 35% com relação à do Evo RWD.
Além disso, as mudanças exteriores não são meramente estéticas, já que a marca de Sant’Agata Bolognese quis otimizar o carro a nível aerodinâmico. Foram incorporados, por exemplo, defletores na parte inferior do veículo.
Visualmente, o Tecnica difere do resto dos modelos Huracán por um novo splitter, por suas duas saídas de escape hexagonais e pela chamada ‘air curtain’ da parte frontal, algo que não havia sido utilizado até agora na família de modelos V10. As rodas de 20 polegadas de diâmetro e em desenho Damiso, vão calçadas com pneus Bridgestone Potenza Sport.
O modelo oferece o chamado LDVI, um sistema que integra o controle dos diferentes elementos que afetam a dinâmica do carro, como o controle de tração, a distribuição seletiva de torque e o eixo traseiro direcional, por exemplo. Além disso, também estão disponíveis os modos de condução do sistema ANIMA, que oferece o clássico Strada para a rua, o Sport e o Corsa para circuito.
Segundo a marca, este Tecnica é mais ‘brincalhão’ que o STO, já que, por não ser uma máquina tão focada em marcar tempos de volta em circuito, permite deslizar a traseira de forma mais simples e previsível, uma vez que é más fácil de ser controlado. Em relação ao peso, sabemos que é de 1.379 kg vazio, de modo que falamos de 2.15 kg/cv.
O sistema de freios inclui um sistema de refrigeração que também é apto para circuito, já que conta com discos carbocerâmicos com um desenho específico que facilita a dissipação do calor que é gerado em um uso intensivo.
Por último, o habitáculo do modelo italiano conta com um sistema multimídia redesenhado, com uma tela central no console e controle por voz, que também é compatível com Apple CarPlay, Android Auto e Amazon Alexa. Tampouco faltam bancos ajustáveis em altura e cintos de segurança, entre outras coisas. É claro, é oferecida uma infinidade de opções de personalização para que o cliente projete o carro a seu gosto.