1972 - LAMBORGHINI MIURA SVJ ‘THE CORSICAN’

O Lamborghini Miura foi o primeiro grande sucesso da marca de Sant’Agata Bolognese. Em seguida vieram outros êxitos como o Countach, o Diablo e o Murcielago, mas foi o Miura que assentou as bases do que acabaria sendo a Lamborghini. A produção encerrou com apenas 764 unidades vendidas, o que faz com que qualquer Miura seja um carro exclusivo. No entanto, existe uma versão que está buscando comprador que é considerada o Santo Graal da marca. Aparece à venda um dos três Lamborghini Miura SVJ de 1972 fabricados.
A história do Miura SVJ começou em 1970, quando Bob Wallace, piloto de testes da Lamborghini, criou uma versão do Miura SV mais focada nos circuitos. Embora tenha sido fabricado na planta da Lamborghini e obtido a designação Jota, Ferruccio não estava muito interessado no mundo da competição na época e decidiu engavetar o projeto.
Por sorte, o protótipo do Lamborghini Miura SVJ original foi salvo e foi adquirido por um milionário. Depois de apresentado o conceito, muitos foram os clientes que quiseram realizar a conversão sobre seus Miura SV. E assim aconteceu, mas apenas três exemplares obtiveram especificações SVJ a partir da fábrica, e um deles está atualmente à venda.
Batizado como “The Corsican” em referência ao seu proprietário original, Paul Ferrandi, este exemplar em particular é um dos três Miura SVJ já fabricados. Obteve o número de produção 756, com o número de chassi 5090 e o número de motor 30751. Ao longo de seus quase 50 anos de vida, o Miura SVJ passou por diferentes proprietários. Uma vez inclusive foi pintado de cinza prateado pela Carrosserie Chapron, em Paris (França).
A Kidston, que anunciou a venda do veículo, assessorou sua compra em 2010 e supervisionou a restauração à sua cor Rosso Granada original. Os trabalhos de restauração levaram três anos e foram realizados pelos ex-engenheiros da Lamborghini, Luca Salvioli e Pietro Cremonini. Atualmente acumula 19.582 quilômetros e está em busca de um novo dono. Não foi especificado o preçoo de venda, mas não será nada barato.