1990 - LANCIA DELTA INTEGRALE CABRIO

Esse exemplar do Lancia Delta Integrale Cabrio é um dos carros mais raros da história, e isso ajuda a dar-lhe esse ar tão especial. É único em sua espécie: um carro derivado do Grupo B modificado para atender uma solicitação especial de Gianni Agnelli, o então todo-poderoso número 1 da Fiat.
Gianni Agnelli era um amante do motor, como dono e chefe do Grupo Fiat. Em seu poder haviam outras criações únicas e especiais, como o Lancia Thema 8.32 com carroceria familiar e o Ferrari Testarossa conversível. Agnelli era um entusiasta dos conversíveis e dos esportivos, de modo que recorreu ao departamento técnico da Lancia e perguntou se seria possível fazer um Lancia Delta Integrale Cabrio.
O desafio para os engenheiros foi enorme: manter a esportividade e seu comportamento dinâmico brutal sem teto parecia impossível. No entanto, assim como pode ser visto no vídeo abaixo, os engenheiros reforçaram o chassi com um objetivo claro: torná-lo seguro na condução. O sonho de Gianni Agnelli merecia um esforço técnico e econômico para desenvolvê-lo.
Outro dos grandes problemas era converter um carro de quatro portas em um de duas, com a dificuldade extrema de renunciar ao teto. O processo de desenvolvimento e fabricação durou apenas seis meses, um tempo recorde para um projeto de semelhante dificuldade. Debaixo do capô encontrava-se o motor de 2.0 litros turbo com 250 cv e, é claro, foi mantida a tradicional tração integral do modelo de competição. O seu interior contava com todo o luxo esperado, deixando de lado o estofamento de tecido e Alcantara e apostando pelo couro mais refinado.
Sem dúvidas, o Lancia Delta Integrale Cabrio é um dos carros mais especiais da história. Algo único cujo preço é difícil de valorar, embora a marca tivesse feito outro exemplar para um cliente privado.