2023 - LANCIA DELTA SAFARISTA BY AUTOMOBILI AMOS
Se olharmos para trás, concretamente para o ano de 2018, uma empresa denominada Automobili Amos surpreendia a todos com a apresentação de um carro muito especial. Tratava-se do Lancia Delta Futurista, dizendo de outro modo, uma reinterpretação moderna do icônico compacto italiano cuja produção foi limitada a tão somente 20 unidades, de maneira que muitos interessados acabaram ficando sem um destes preciosos exemplares. No entanto, agora surge uma nova oportunidade de adquirir um exemplar através do Lancia Delta Safarista.
Obviamente, este novo modelo se assenta sobre os mesmos pilares, mas é uma versão ainda mais extrema, pois está focada em um uso claramente off-road. O exterior parece estar fortemente inspirado no Lancia Delta que ganhou o Rally Safari de 1988, embora a lendária decoração da Martini tenha sido substituída por uma aparência mais simples com um acabamento de carroceria de tom único. Entretanto, agora foram divulgadas as imagens do modelo de produção, com um corpo de cor azul e fibra de carbono.
Assim como o Futurista, o trabalho no Safarista começou com um Lancia Delta Integrale como automóvel doador, que teve as portas traseiras removidas e cuja carroceria alargada foi retrabalhada com fibra de carbono. O reformado compacto esportivo apresenta agora um aspecto de rally com novas rodas de liga leve, guarda-barros pretos cobrindo cada uma das rodas, para-choques modificados e espelhos laterais especiais que imitam o modelo de rally original.
No que diz respeito ao interior, as mudanças também são notáveis já que, como caberia esperar de um carro deste tipo, conta com um habitáculo muito simplificado onde se destacam um quadro de instrumentos com um só monitor de pequenas dimensões para o condutor, uma jaula de segurança e cintos pretos Sabelt de cinco pontos para os bancos. É claro, há também um freio de mão hidráulico AP Racing com o qual fazer as curvas de lado será muito mais fácil quando estiver em um trecho de rally.
Quando o carro foi revelado, a informação sobre o powertrain era uma incógnita, de modo que imaginávamos que o mesmo motor do Futurista estaria debaixo do capô. Agora sabemos que este bloco foi reconstruído com um novo sistema de refrigeração, uma ECU Motec e um sistema anti-lag, dando como resultado 400 cv de potência. A transmissão é sequencial de 5 velocidades 3MO Motorsport e os diferenciais aparentemente também procedem do esporte a motor. Além disso, o carro dispõe de suspensão ajustável Reiger, freios assinados pela Brembo e rodas Evo Corse calçadas com pneus Pirelli Scorpion.
A má notícia é que a Automobili Amos pretende produzir apenas 10 exemplares do Safarista, cada um deles com um preço inicial de 570.000 euros. Aliás, este valor não inclui o carro doador.