1905 - LAURIN & KLEMENT VOITURETTE A

Václav Laurin e Václav Klement foram os fundadores da marca checa Skoda, mas deram seus primeiros passos na indústria automobilística como L&K - Laurin & Klement, denominação utilizada hoje pelos seus modelos topo de linha. Começaram em 1885 fabricando bicicletas, para seis anos mais tarde atrever-se com as motocicletas e em 1905 dar o primeiro passo para o automóvel, com o L&K Voiturette A.
O L&K Voiturette A foi apresentado em diferentes meios de comunicação em 29 de outubro de 1905. Tratava-se de um veículo de meia tonelada de peso equipado com um motor V2 de 1.0 litro, que produzia 7 cv de potência e alcançava 40 km/h de velocidade máxima. A transmissão era manual de três velocidades com marcha ré e o mais curioso é que a embreagem era forrada de couro como material de fricção. As 44 unidades do modelo que foram fabricadas em Mladá Boleslav foram a primeira pedra a superar, mais de um século depois, os 17 milhões de unidades Skoda vendidas.
O passo das motocicletas para o automóvel não foi repentino na Skoda. Desde 1900 havia intenções de produzir um veículo, pois o fabricante se anunciava da seguinte forma: ‘Laurin & Klement - fábrica de bicicletas, motocicletas e automóveis de Mladá Boleslav’. Foi nesse mesmo ano que a empresa apresentou seu primeiro quadriciclo de dois lugares, onde o passageiro ficava na frente do condutor em uma posição mais baixa. Em 1901 chegou o primeiro volante, em substituição ao guidão.
Nos 120 anos de história da Skoda, a planta de Mladá Boleslav sempre foi a mais importante e atualmente continua sendo. Na República Checa, a Skoda também abriu novas fábricas em Kvasiny e Vrchlabí, e foi além, chegando a produzir fora de suas fronteiras, como na China, Índia e Rússia.