2022 - LEVC TX

Quem esteve em Londres nos últimos anos com certeza os conhece. Estamos falando dos modernos taxis LEVC TX que, embora se assemelhem ao clássico taxi londrino, debaixo de sua carroceria escondem uma tecnologia moderna.
A empresa que fabrica estes taxis acaba de anunciar que já superaram as 5.000 unidades vendidas na cidade de Londres. O modelo saiu à venda em 2018 e representa atualmente mais de uma terça parte dos taxis que circulam pela capital britânica.
O sistema de propulsão do TX é elétrico de autonomia estendida (REx), o que significa que circula em modo exclusivamente elétrico. Combina um motor elétrico de 110 kW ou 150 cv com um motor térmico e uma bateria de 31 kWh de capacidade.
Este pequeno motor a gasolina, de 1.5 litros e origem Volvo, funciona unicamente como gerador, para recarregar a bateria com o veículo em movimento, mas não é capaz de propulsionar as rodas, de modo que o carro é sempre movido pelo motor elétrico.
Este sistema, denominado eCity, permite ao modelo rodar até 130 quilômetros em modo elétrico, embora a autonomia total seja de pouco mais de 600 quilômetros. Cabe indicar também que a carroceria do TX é fabricada em alumínio, visando o baixo peso.
O moderno taxi londrino oferece bancos configuráveis para até seis passageiros e conta também com uma rampa integrada para facilitar o acesso com cadeira de rodas.
Desde seu lançamento, os 5.000 taxis fabricados realizaram mais de 2 milhões de viagens ou corridas e rodaram um total de 307 milhões de milhas, ou seja, cerca de 500 milhões de quilômetros, o equivalente a 12.333 voltas ao mundo.
Por trás da empresa London Electric Vehicle Company (LEVC) está o gigante chinês Geely, também proprietário da Volvo, que investiu mais de 500 milhões de libras esterlinas na LEVC, construindo por exemplo, um centro de P D e uma fábrica em Coventry, onde são fabricados tanto o taxi TX como a furgoneta NV5.