2023 - LEXUS RX 450h
Os prazeres de conduzir um grande SUV de luxo são muito claros: trata-se de um veículo que pode levar grande capacidade de passageiros com muito conforto, percorrendo longas distâncias, com todo o espaço necessário para bagagem e equipamento recreativo. O ambiente do habitáculo está perfeitamente controlado, o sistema de entretenimento e a conectividade a bordo estão integrados, e incorpora desempenho de segurança de última geração.
Atualmente existe outra prioridade a ser levada em conta: a eletrificação, que maximiza a eficiência em termos de combustível e emissões, tanto no deslocamento pela cidade como em saídas de férias a um destino distante.
No entanto, assim como diferentes fabricantes interpretam de forma distinta o conceito de ‘luxo’, há vários enfoques para conseguir o melhor equilíbrio a partir das vantagens da eletrificação.
A Lexus está em uma posição ideal para oferecer a solução perfeita: não só criou o conceito de SUV de luxo, como também foi a primeira marca a levar a eletrificação ao mercado de automóveis premium, há 17 anos. Essa impressionante liderança deu lugar ao RX 450h , um modelo híbrido plug-in destinado a converter-se na opção mais bem-sucedida para os clientes dentro da nova linha RX.
Proporciona a eficiência, a potência e a resposta características de um sistema plug-in, porém vai mais além, graças às qualidades superiores da tecnologia híbrida da Lexus. Esta vantagem técnica se combina com o grande nível de resposta e da condução característica da Lexus - Lexus Driving Signature -, seu completo equipamento, os desempenhos avançados de segurança e assistência ao condutor e seu exclusivo artesanato de luxo Takumi. O veículo se beneficia também da engenhosa estrutura que torna possível a plataforma GA-K ser adaptada ao RX, permitindo colocar a bateria híbrida totalmente debaixo do solo. Como consequência, melhora o desempenho dinâmico, já que contribui para baixar o centro de gravidade do veículo e libera mais espaço no habitáculo e o porta-malas.
O híbrido plug-in RX 450h oferece a liberdade de realizar viagens longas sem interrupções, e soma os benefícios de emissões reduzidas, uma grande economia de combustível e uma maior autonomia em modo elétrico. Em suma, o tipo de combinação de qualidades buscadas pelos atuais clientes de SUVs grandes.
Os dados homologados, recentemente confirmados, demonstram até onde pode chegar o veículo: emissões de CO2 de 24 g/km, consumo de combustível de 90.9 km/l e uma autonomia em modo elétrico de até 69 km. (cifras de ciclo combinado WLTP). A potência do sistema, de 309 cv (227 kW), dá lugar a uma resposta enérgica, e a uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6.5 segundos.
No entanto, estas cifras contam apenas parte da história. O que distingue o RX 450h de seus concorrentes é o que acontece quando se esgota a carga da bateria. Na maioria dos veículos híbridos plug-in, o sistema passa a funcionar com o motor a gasolina, o que equivale a mais emissões e mais consumo de combustível até que se possa conectar a uma tomada de corrente para a recarga.
No caso da Lexus, o veículo passa diretamente a funcionar como um híbrido, de forma que a bateria se recarrega enquanto circula, com o que se mantém um alto nível de eficiência.
Com a vantagem agregada de poder selecionar distintos modos de condução, as vantagens do sistema híbrido plug-in podem ser maximizadas em cada trajeto. O modo pré-determinado é o elétrico: ou seja, o veículo funciona em modo elétrico até que se esgote a energia da bateria. E isso acontece independentemente de como se utilize o pedal do acelerador. O modo elétrico/híbrido automático permite recorrer pontualmente ao motor híbrido quando o condutor requer mais potência. Por exemplo, quando faz falta um pico de aceleração, o que reduz a carga da bateria. O condutor também pode optar pelo modo híbrido, que mantém o nível de carga da bateria arrancando e parando o motor quando for necessário.