2023 - LEXUS RZ 450e

O RZ 450e é um novo SUV elétrico a bateria, o primeiro veículo da Lexus que foi desenvolvido a partir do zero para ser exclusivamente elétrico. Não se trata de um veículo que simplesmente adota a energia elétrica da bateria em vez de um motor a combustão convencional. Vai muito mais além, e materializa o interessante potencial das novas tecnologias que potencializam o desempenho e o prazer ao volante, fiel à filosofia Lexus Electrified.
O engenheiro-chefe, Takashi Watanabe, explica: “Nossa visão consiste em utilizar a tecnologia de eletrificação como meio para potencializar o desempenho do veículo, para que as gerações futuras possam seguir curtindo ao volante”.
Antes de tudo, o RZ é um Lexus, e mantém as melhores qualidades de desempenho e artesanato que são associados à marca. A empresa aproveitou seus mais de 15 anos de experiência em eletrificação de veículos para maximizar as vantagens de um veículo 100% elétrico, com a essência refinada e a experiência ao volante características da marca. Fruto dessa experiência, foi incorporada uma transmissão avançada denominada DIRECT4, que combina a utilização de dois e-Axle nos eixos dianteiro e traseiro, com um controle do torque independente em cada uma das quatro rodas. Conta também de forma opcional com o sistema One Motion Grip, que combina o volante Steering Yoke, com um sistema de direção Steer-by-wire. A condução e a resposta estão garantidas graças a uma nova plataforma utilizada pela primeira vez e exclusiva para veículos elétricos, que confere uma excelente rigidez da carroceria, um baixo centro de gravidade e uma grande distância entre os eixos. No chassi, sob o solo do habitáculo, vai plenamente integrada uma potente bateria de íons de lítio de 71.4 kWh, cuja qualidade foi controlada no detalhe para garantir um rendimento sustentado a longo prazo.
A plataforma e o fato de ser um veículo 100% elétrico abrem também novas vias em termos de design. O exterior reinterpreta a carroceria com o conceito ‘Spindle Body’, mostrando a evolução da grade de ponta de flecha dupla característica da Lexus, agora aplicada a toda a carroceria do veículo. Enquanto que o interior é um espaço minimalista e aberto, ao mesmo tempo simples e luxuoso, que expressa a hospitalidade omotenashi da Lexus e o artesanato takumi.
Sem emissões de nenhum tipo, o RZ ajudará a Lexus em seu caminho para a neutralidade em carbono e uma mobilidade social sustentável. Nesse sentido, o desempenho do veículo sobre o asfalto não é a única prioridade. Abrange todo seu ciclo de vida, desde o fornecimento de peças à fabricação, assim como a manutenção e, em última instância, a reciclagem. Assim, já foram adotados novos métodos nos processos de produção que geram mais emissões para minimizá-los. O RZ 450e é fabricado em uma das fábricas icônicas da Lexus, que viram nascer modelos tão exclusivos como os LC e LFA.
A Lexus pretende ser uma marca 100% elétrica a nível mundial para 2035. Com a ambição de alcançar esse objetivo para 2030 na Europa, e o RZ é o novo passo da Lexus para esse objetivo.
Ainda assim a marca segue apostando pela diversidade tecnológica, para satisfazer as diferentes necessidades de mobilidade, com o desenvolvimento de veículos elétricos e também com o desenvolvimento de veículos híbridos e híbridos plug-in.
A reserva online do modelo está a disposição dos clientes a partir de hoje, 20 de abril, e as entregas começarão no final de 2022.
Design Exterior
A Lexus aproveitou a liberdade de design oferecida pelos veículos elétricos para criar um carro com uma imagem consideravelmente distinta dos automóveis convencionais, mas que representa o design da ‘nova era’ da Lexus. Esta abordagem estilística busca uma imagem e proporções singulares, que derivam do desempenho dinâmico do veículo.
O conceito de design é o ‘seamless E-motion’, que expressa a potência e a aceleração fluida que caracterizam os BEV. O resultado é uma forma inovadora e simples, que capta o espírito da evolução tecnológica, a funcionalidade e o desempenho.
Spindle Body: a forma de ponta de flecha dupla, da grade à carroceria
O design frontal distingue claramente o RZ como veículo elétrico. Pelo fato de não montar nenhum motor a combustão interna, o capô foi rebaixado, e as aberturas das entradas de ar foram reduzidas. A grade de ponta de flecha dupla foi um dos traços distintivos dos modelos Lexus durante a última década, mas com o RZ, o formato assume agora um caráter tridimensional, e se aplica à carroceria do veículo.
A imagem da grade é acentuada com o acabamento na mesma cor da carroceria, que é ladeada de preto em ambos os lados. A maior flexibilidade do design também permitiu criar aletas frontais mais pronunciadas. O efeito é realçado graças a um novo desenho bitom opcional da carroceria, que estende a zona preta contrastada do teto até o capô.
Os grupos ópticos de novo desenho formam uma unidade com a carroceria Spindle Body. Estes faróis ultrafinos enfatizam ainda mais o motivo em L de Lexus das luzes de circulação diurna, com a luz alta e os piscas menos proeminentes.
Perfil poderoso
O perfil lateral do veículo vai se elevando para trás, criando uma suave silhueta. O nítido design frontal transmite uma sensação de potência e movimento, enquanto que a parte traseira condensada reforça as qualidades de crossover, de conforto e de condução robusta do veículo.
A grande distância entre os eixos, de 2.850 mm, aumenta o impacto do design, destacando o baixo centro de gravidade e a excelente distribuição de pesos. As rodas - de 18 polegadas de diâmetro, de série, e de 20 polegadas, na versão superior - são montadas mais próximas dos cantos do veículo.
Design traseiro
O caráter de BEV também é expressado no design traseiro do RZ, com uma sofisticada imagem de tecnologia avançada. O spoiler traseiro do teto dividido, prolonga o fluxo posterior do ar e contribui para a maior estabilidade do veículo.
A barra de LED alongada que atravessa a traseira do veículo foi convertida em um traço distintivo de design da Lexus. Neste caso, apresenta uma imagem afilada e minimalista, e tanto por cima como por baixo é a mais fina possível, para transmitir uma sensação de simplicidade e precisão.
Lexus Driving Signature
Garantir a Lexus Driving Signature foi o objetivo principal ao desenvolver o desempenho dinâmico do RZ e reforçar os traços principais do veículo: os três ‘C’ de Confiança, Controle e Conforto em qualquer situação. Por outra parte, foram maximizadas as vantagens das qualidades específicas dos veículos elétricos a bateria, como a rapidez de resposta e a alta precisão.
A Lexus assegurou-se para que o veículo fosse sempre fiel às intenções do condutor, para que sentar-se ao volante fosse confortável e ao mesmo tempo estimulante. O engenheiro-chefe Takashi Watanabe se baseou no conceito de ‘naturalidade’ durante o desenvolvimento do veículo. Tratou de que a condução fosse o mais natural possível, com uma máxima fidelidade do veículo às ações do condutor, graças ao sistema opcional de direção One Motion Grip, que combina um volante Steering Yoke com um sistema Steer-by-wire, uma novidade no mundo automotivo, e ao preciso controle da tração nas quatro rodas DIRECT4. Foi dada uma atenção especial para oferecer ao condutor uma visibilidade e uma resposta excelentes, e para garantir um controle preciso da posição do veículo em todo momento.
Plataforma específica para veículos elétricos a bateria da Lexus
A qualidade e as características da nova plataforma do RZ são a base que torna possível a Lexus Driving Signature, graças à otimização da estrutura BEV, o menor peso, a distribuição ideal do mesmo e a rigidez global. Tudo isso contribui para oferecer confiança, controle e conforto ao condutor. A plataforma específica do RZ, denominada e-TNGA, é robusta por definição, com a bateria integrada no chassi, sob o habitáculo. Isso também ajuda a baixar o centro de gravidade do veículo, o que por sua vez proporciona melhorias em termos de equilíbrio do chassi, manuseio e resposta.
Para fabricar o RZ foram utilizados materiais e metais de alta resistência, com processos de construção avançados para garantir uma resistência excepcional, com uma boa união entre os elementos, mas sem aumentar o peso. O resultado é um toque de condução preciso, assim como um maior nível de resposta e conforto.
Controle do ruído e das vibrações
Embora a transmissão do veículo elétrico a bateria gere menos ruído, seu funcionamento silencioso torna o ruído da rodagem e do vento mais perceptíveis. Os engenheiros e designers do RZ fixaram como prioridade conseguir um ambiente tranquilo e silencioso no habitáculo, adotando uma estratégia de três pilares: controlar e minimizar o ruído; evitar que entre no habitáculo, e prestar uma especial atenção ao ruído percebido nos bancos traseiros.
Os engenheiros também aplicaram uma nova versão do Active Sound Control com cancelamento de ruído. Utiliza o sistema de som envolvente para introduzir frequências que cancelem o ruído no habitáculo através dos alto-falantes.
Os engenheiros também aplicaram uma nova versão melhorada do Active Sound Control, que agora usa os alto-falantes do automóvel para produzir sons que enfatizam a resposta do veículo para estimular uma conexão emocional entre o automóvel e o condutor.
Electric e-Axle
O RZ tem tração integral através de dois e-Axles. Trata-se de um conjunto modular compacto que conta com um motor, engrenagens e uma ECU, localizados entre as rodas motrizes. No RZ são usadas na parte dianteira e traseira dos e-Axles independentes e funcionam junto com o sistema de controle de tração total DIRECT4 para ajustar a posição, tração e distribuição da potência do veículo em função das circunstâncias da condução.
Os e-Axles são silenciosos, eficientes e entregam potência precisa. O motor dianteiro produz 150 kW e o traseiro 80 kW, gerando uma potência total de saída de 230 kW (313 cv). Ambos apresentam uma densidade de potência superior, graças ao desenho otimizado do rotor e do indutor. Suas dimensões compactas também contribuem para a embalagem do veículo, de maneira que haja mais espaço no habitáculo e no porta-malas, e para alojar a bateria EV.
Primeira aplicação do novo Lexus DIRECT4, controle de tração total
O RZ é o primeiro modelo de produção que apresenta o novo sistema DIRECT4 da Lexus, que funciona com os dois e-Axles. O DIRECT4, uma tecnologia exclusiva da Lexus, é um sistema inteligente que equilibra constantemente a tração das quatro rodas, distribuindo de forma automática e perfeitamente a força de tração. O resultado é uma condução agradável e uma grande estabilidade de condução, com um funcionamento intuitivo que reforça a sensação de conexão entre o condutor e a máquina.
O DIRECT4 utiliza sensores eletrônicos para coletar e avaliar uma série de variáveis, como a velocidade do veículo, o ângulo da direção e as forças centrífugas, e reagir diante das mesmas.
A partir desses fatores, calcula e aplica imediatamente o torque oportuno a cada um dos eixos elétricos para maximizar a aderência e a tração. A distribuição de torque dianteiro/traseiro pode ser ajustada de zero a 100 ou de 100 a zero em apenas alguns milissegundos, mais rápido que com qualquer sistema mecânico. Desta forma, a tração dianteira, traseira ou integral se adapta a todo momento às necessidades de condução.
Com uma melhor comunicação entre a estrada e o volante (convencional ou Steering Yoke), o DIRECT4 melhora também a resposta da direção.
Bateria, autonomia e eficiência
O RZ utiliza uma bateria de íons de lítio em um conjunto que conta com 96 células, com uma potência total de 71.4 kW. Encontra-se totalmente sob o habitáculo, e faz parte integral da plataforma. Sua posição contribui também para baixar o centro de gravidade do veículo.
A durabilidade da bateria foi uma das considerações chave e, mais concretamente, o nível de rendimento que se podia esperar após 10 anos de uso. A Lexus prevê que a bateria do RZ possa manter mais de 90% de sua capacidade após esse período, graças a uma série de medidas destinadas a promover a qualidade e o desempenho, sobre a base da longa experiência da Lexus em tecnologias de gestão de baterias.
Mais adiante serão anunciados os detalhes sobre a autonomia do veículo e os tempos de carga da bateria, mas a Lexus espera que o RZ possa rodar mais de 400 km no ciclo WLTP combinado.
Para ajudar os condutores a maximizar o potencial de autonomia do seu veículo, entre os modos de condução selecionáveis no RZ está incluído um modo Range, que maximiza a autonomia. Está baseado nas medidas de economia de energia do modo ECO, às quais são adicionadas certas configurações do veículo: limita-se a velocidade, inicia-se um programa distinto de distribuição da potência e desativa-se o climatizador automático.
Graças à atenção prestada aos fatores chave, como a otimização do peso do veículo, a potência da bateria e o desempenho, o RZ tem previsto um consumo inferior aos 18 kW por cada 100 km, o que torna o RZ em um dos BEV mais eficientes do mercado, uma cifra surpreendente para suas características de desempenho e tamanho.
One Motion Grip: o primeiro no mundo
O sistema One Motion Grip que combina um volante Steering Yoke com a direção steer-by-wire constitui uma das novas tecnologias mais importantes no Lexus RZ. Não há conexão mecânica nem a tradicional coluna de direção. Em seu lugar, se usa uma conexão elétrica para enviar os sinais do volante às rodas. O resultado é uma resposta instantânea e um controle da direção mais preciso.
O condutor notará também um menor balanço do volante ao rodar por pisos acidentados; um controle e uma correção mais estáveis com ventos laterais fortes, e um comportamento excelente em linha reta sobre planos inclinados.
O tato da direção é importante para a confiança e o controle do condutor. Os engenheiros da Lexus asseguraram que o sistema seguirá oferecendo uma boa sensação e resposta a todo momento, mantendo uma conexão sólida entre o condutor e o veículo. O sistema conta também com processadores a prova de falhas e uma fonte de alimentação de emergência, caso o fornecimento principal seja perdido.
O sistema One Motion Grip incorpora um novo volante Steering Yoke, que substitui o volante tradicional. A tecnologia Steer-by-wire requer menos esforço por parte do condutor: basta um giro de 150 graus, para fazer um giro completo à esquerda ou à direita, não há necessidade de giros de mão sobre mão.
O desenvolvimento do formato de borboleta do Steering Yoke, contou com o assessoramento dos pilotos takumi da Lexus, cujos comentários ajudaram a aperfeiçoar cada elemento para dar ao condutor o melhor desempenho possível.
Com o Steering Yoke, o condutor dispõe de uma visão mais clara do quadro de instrumentos e da via à frente. Os designers da Lexus aproveitaram este aspecto para colocar os indicadores mais acima e mais distantes do que seria possível com um volante convencional, para assim reduzir ao mínimo a necessidade de que o condutor ajuste sua linha de visão. Deste modo, o conceito da cabine Tazuna alcança uma dimensão superior, e permite concentrar a atenção do condutor na estrada.
Design interior e o conceito Tazuna
A cabine do RZ representa uma evolução do conceito Tazuna. Combina a posição do condutor ao volante e a disposição precisa dos indicadores, controles e telas para criar um espaço onde sejam necessários apenas pequenos movimentos das mãos e dos olhos para conduzir o veículo. O princípio se inspira nos pequenos ajustes das rédeas que um ginete aplica para controlar seu cavalo, que é o significado de ‘Tazuna’ em japonês. Com a introdução do sistema opcional One Motion Grip, podem ser materializadas todas as vantagens da filosofia da cabine do condutor Tazuna.
A disposição dos indicadores, o visor frontal e a tela multimídia de 14 polegadas foram otimizados, e o quadro de instrumentos foi colocado mais abaixo para melhorar a linha de visão frontal do condutor. Os designers também interpretaram o desempenho do BEV com um estilo limpo e minimalista, com menos elementos e ornamentação, enquanto continuam sendo usados materiais de grande qualidade. O console central incorpora um novo comando giratório para o sistema shift-by-wire, que reflete a simplicidade geral do design.
O habitáculo foi projetado como um espaço aberto e nítido, uma sensação potenciada pela iluminação ambiental, com um amplo espectro de cores a selecionar em função do estado de ânimo a cada momento. A Lexus criou também um novo efeito de iluminação, In-ei, que produz diferentes efeitos com padrões de luzes e sombras nos painéis das portas.
Tecnologias avançadas
A Lexus introduziu no RZ uma série de tecnologias avançadas centradas nas pessoas, para melhorar o conforto, a funcionalidade e a vida a bordo, reforçando o espírito da hospitalidade omotenashi.
Assim, destacam-se duas inovações para a Lexus: um teto panorâmico com regulagem da intensidade luminosa, com um revestimento especial para reduzir a radiação térmica, e um sistema de aquecimento radiante no habitáculo, tanto para o condutor como para o passageiro.
Teto panorâmico com regulagem da intensidade luminosa e proteção térmica
O teto panorâmico opcional ressalta a sensação de amplitude e luminosidade no habitáculo. O vidro conta com um revestimento - low-e - que reflete a radiação infravermelha e atenua o calor radiante em dias ensolarados, conservando o calor dentro do habitáculo quando fora faz frio. O teto conta também com uma função de regulagem elétrica da intensidade luminosa, que, com um simples controle táctil, alterna instantaneamente entre transparente e opaco, para assim bloquear a luz solar direta.
Como consequência disso, há menos necessidade de usar o ar-condicionado para manter uma temperatura confortável, e não faz falta um para sol retrátil, o que reduz o peso na parte superior do veículo. Todos estes fatores reduzem o consumo energético do RZ, melhoram seu comportamento dinâmico e ajudam a maximizar sua autonomia elétrica.
Aquecimento radiante
Foi colocado um novo sistema de aquecimento radiante na altura dos joelhos do condutor e do passageiro dianteiro, sob a coluna de direção e o quadro de instrumentos inferior. Em combinação com os bancos e o volante aquecidos, ajuda a elevar mais rapidamente a temperatura do condutor e do copiloto e dá a sensação de ter uma manta quente sobre as pernas. Especialmente interessante ao entrar no veículo em dias frios, já que o condutor adquire uma temperatura corporal agradável de forma mais rápida, inclusive antes da climatização do habitáculo. Assim como o teto panorâmico, ajuda a economizar energia, ao reduzir a carga do sistema de climatização.
Sistema multimídia
O RZ está equipado com a nova plataforma multimídia Lexus Link, com um funcionamento mais rápido e intuitivo, e mais funções de conectividade, planejamento eficiente do percurso e informação.
O sistema, lançado no novo Lexus NX, inclui um sistema de navegação na nuvem ‘always on’, que dispõe de informação atualizada no momento sobre incidências de trânsito, acidentes e estado das estradas. A função de reconhecimento de voz entende e responde às solicitações feitas, sendo capaz de detectar instruções, mesmo havendo ruído de fundo. Além disso, foi incluído um novo assistente de bordo “Hey Lexus”, assim como integração de smartphone através de Apple CarPlay e Android Auto.
Graças ao módulo de comunicação de dados - DCM, Data Communication Module, podem ser atualizadas ou acrescentadas funções de forma indutiva, sem interromper em nenhum caso o uso do veículo.
Segurança e assistência ao condutor
O RZ está equipado com os sistemas avançados de segurança ativa e assistência ao condutor que incorporaram a terceira geração do Lexus Safety System , com funções melhoradas e adicionais, e um maior alcance de detecção de riscos de acidente.
Outros avanços introduzidos com o novo RZ incluem o Proactive Driving Assist com direção assistida e um novo monitor para verificar o comportamento do condutor em busca de sinais de fadiga ou distração. O Proactive Driving Assist utiliza a câmera frontal para determinar o ângulo de uma curva, ajustando a direção adequadamente ao aproximar-se e girar.
Sistema e-Latch com assistência de saída segura
O RZ está equipado com o e-Latch da Lexus: um sistema eletrônico suave de abertura das portas que funciona com um só toque. Seu funcionamento está vinculado ao controle de ângulo morto do veículo para oferecer a assistência de saída segura (Safe Exit Assist), que anula automaticamente a abertura das portas se for detectada a aproximação de algum veículo ou ciclista por trás. Desenvolvido como inovação mundial, se espera que ajude a evitar 95% dos acidentes provocados pela abertura de portas.
Também dispõe de um retrovisor digital, que oferece ao condutor uma visão mais clara, sem obstrução dos apoios de cabeça nem da bagagem, e uma visão melhorada durante a noite e com mau tempo.