2022 - LIGHTYEAR 0
A startup holandesa Lightyear, que no ano passado apresentou seu modelo elétrico One, acaba de revelar a versão definitiva do veículo de produção, que se chamará Lightyear 0. Como já sabíamos, trata-se de um veículo equipado com painéis solares no teto e no capô.
Descrito pela própria marca como o primeiro carro solar pronto para produção, este Lightyear 0 é uma evolução do One, tanto em termos de design como de tecnologia e desempenho. Sua carroceria, por exemplo, é fabricada com fibra de carbono reutilizada.
Entre as alterações visuais destacam-se os para-choques redesenhados, novos faróis e lanternas, um emblema retro iluminado na parte frontal, novas maçanetas para as portas, rodas aerodinâmicas de desenho renovado e câmeras de vídeo instaladas agora mais abaixo (as que fazem as vezes do retrovisor).
No habitáculo as mudanças são bem mais sutis, e incluem dois novos difusores de ar de cada lado do painel, uma nova tela multimídia e botões para os modos de condução no console central. Neste caso, o couro é de origem vegetal, os têxteis são fabricados com garrafas PET recicladas e as molduras de madeira são de rattan.
Quanto às especificações, o Lightyear 0 desde já é promissor. Anuncia uma autonomia WLTP de 625 quilômetros, e graças a um coeficiente aerodinâmico de apenas 0.19, o modelo consome unicamente 10.5 kWh a cada 100 quilômetros.
Além disso, os 5 m2 de painéis solares que equipa podem gerar 70 quilômetros de autonomia adicional, em condições ideais. Segundo a marca, até 11.000 quilômetros por ano se fizesse sol todos os dias, embora em dias nublados, a Lightyear assegura que os painéis do seu carro poderão oferecer uma autonomia suficiente para rodar cerca de 35 quilômetros.
No que diz respeito ao carregamento, sua bateria de 60 kWh de capacidade pode recuperar 520 quilômetros por hora com carga rápida em corrente contínua ou 32 quilômetros por hora com carga doméstica. Os painéis solares, por sua parte, oferecem uma capacidade de recarga de 10 quilômetros a cada hora.
Por enquanto não sabemos qual a motorização que equipa o modelo, mas sabemos que pesa 1.575 quilos e que oferece 640 litros de porta-malas. Em princípio as primeiras entregas acontecerão no próximo mês de novembro, e também conhecemos seu preço, cerca de 250.000 euros antes dos impostos, mas a empresa promete um modelo menor para 2025, por cerca de 30.000 euros.