2021 - LOTUS EMIRA GT4 CONCEPT

O nome da Lotus está associado desde o seu início ao mundo das competições, e continuará estando apesar da mudança de controle acionário da empresa e sua aposta no elétrico. É que depois de estar representado durante anos na categoria GT4 com o Evora, agora finalmente chega uma renovação com a aterrisagem do novo Lotus Emira.
Assim surge o novo Lotus Emira GT4, uma versão de corridas do último esportivo a combustão da Lotus que nasce da colaboração como o RML Group, que ajudou a criar um modelo que não só é mais leve e potente que a versão de rua, como também mais ágil nas curvas graças à sua nova aerodinâmica de GT4.
O encarregado de impulsionar esta nova máquina de corridas segue sendo o famoso motor V6 de 3.5 litros da Toyota que aqui alcança os 405 cv de potência a 7.200 rpm, que são enviados às rodas traseiras através de uma transmissão xTrac de 6 velocidades e um diferencial autoblocante. Isso é acompanhado do novo chassi a partir do qual nasceu este Emira, que conta com uma suspensão de dupla forquilha tanto na frente como atrás acompanhada de amortecedores coilover Öhlins e barras de proteção.
O objetivo principal da Lotus com este Emira GT4 é oferecer uma excepcional dinâmica de condução e uma boa estabilidade em altas velocidades, para as quais a nova carroceria conta com componentes leves que permitem que este carro se mantenha nos 1.260 kg de peso, além de várias novas peças aerodinâmicas, como um generoso splitter dianteiro e seu novo aerofólio traseiro. Os pneus são Pirelli GT4 com medidas 265/645 R18 na dianteira e 305/680 R18 na traseira.
É claro que o interior conta com todo o equipamento necessário para cumprir com os padrões de segurança da FIA, incluindo uma gaiola de segurança, um cinto de seis pontos e um extintor.
A Lotus estreará em breve este novo GT4 em sua pista de Hethel, para posteriormente produzir e lançar um número limitado de unidades para a próxima temporada 2022 na GT4, e já em 2023 oferecer uma tiragem muito maior se a demanda responder. Seja como for, teremos que nos habituar a ver este Emira GT4 suceder o veterano Evora GT4 que foi capaz de ganhar corridas e campeonatos como o British GT, Dubai 24h, Barcelona 24h, European GT, Sepang 12h e o Pirelli World Challenge.