2024 - LOTUS EMIRA i4
O Lotus Emira i4 é o mais recente esportivo premium da empresa. Com uma disposição de motor central, o fabricante britânico iniciou com o Emira sua transformação de marca e conta com todas as características que se esperam de um Lotus. Tanto é assim que surpreende seu chamativo design, uma dinâmica impressionante e uma aerodinâmica excelente.
O Emira foi desenvolvido sobre um novo e leve chassi de alumínio, tecnologia em que a Lotus foi pioneira e que continua sendo uma parte intrínseca do DNA da empresa. Essa inovadora arquitetura de veículo está envolvida com um design atrevido e esculpido que utiliza sinais claramente desenvolvidos a partir do Evija.
As dimensões do Emira são 4.412 mm de comprimento, 1.895 mm de largura e 1.225 mm de altura. A distância entre os eixos atinge a 2.575 mm. Esta versão de 4 cilindros, apresentada no Festival da Velocidade de Goodwood, se converterá na versão de acesso ao modelo.
O Lotus Emira i4 equipa um novo propulsor Lotus AMG de 4 cilindros e 2.0 litros turbo alimentado. Com montagem transversal e tração traseira, o bloco foi modificado com um novo sistema de admissão e um novo escape para adaptar-se ao caráter do Emira. Desenvolve 365 cv e 430 Nm de torque. Isso significa 41 cv a menos e 9 Nm a mais que o motor V6.
Está acoplado a uma transmissão de dupla embreagem de 8 velocidades de origem Mercedes-Benz, mas com uma calibração na medida. Na verdade, é a primeira vez que um Lotus é equipado com uma transmissão de dupla embreagem. A empresa inclusive destaca que oferece mudanças de marcha mais rápidas que a transmissão automática de 6 relações que equipa o V6.
A nova configuração permite que o Emira i4 acelere de 0 a 100 km/h em 4.4 segundos, antes de alcançar uma velocidade máxima de 290 km/h. Com um peso de 1.446 kg sobre a balança, soma outras funções do V6 como o Launch Control, uma função e-Diff e aletas de câmbio montadas no volante. Inclui também uma suspensão de dupla forquilha de alumínio forjado.
A versão de 4 cilindros também conta com um chassi auxiliar traseiro de alumínio leve fundido, que ajuda a economizar 12 kg de peso em comparação com o de aço montado e utilizado no Emira V6. A suspensão conta com molas Eibach e amortecedores Bilstein, cada um deles oferecendo um ajuste único dependendo se os clientes selecionam o modo Tour ou Sport.
Outros aspectos de destaque incluem pneus especialmente desenvolvidos e uma nova calibração para o sistema de controle eletrônico de estabilidade. Atrás das rodas forjadas ultraleves de 20 polegadas encontramos discos perfurados e ranhurados que medem 370 mm de diâmetro na parte dianteira e 350 mm na parte traseira.
O Emira é o primeiro esportivo Lotus a levar a nova linguagem de design, apresentado pela primeira vez no hiperesportivo Evija. Sobre a base do legado dos Elise, Exige e Evora, representa um grande avanço para Lotus. Curiosamente, não há aerodinâmica ativa, já que uma engenharia inteligente significa que não é necessário.
É o único modelo de sua classe que cria uma força aerodinâmica passiva equilibrada com precisão entre os eixos dianteiro e traseiro em todas as velocidades, perfeitamente adaptada à distribuição do peso e a geometria da suspensão do automóvel. No interior, os dois bancos foram projetados para combinar um suporte lateral excepcional com um conforto total.
O acesso ao sistema de infotainment do automóvel é realizado através de uma tela táctil de 10.25 polegadas montada no centro. É compatível com Apple CarPlay e Android Auto. É complementada com uma tela do condutor TFT adicional de 12.3 polegadas atrás do volante. Todo o conteúdo é exclusivo da Lotus e foi projetado e desenvolvido por uma equipe interna.
As primeiras unidades estão associadas ao nível de acabamento ‘First Edition’. De série levam faróis LED, sensores de estacionamento traseiros, diferencial autoblocante, bancos dianteiros elétricos e térmicos, climatizador automático, volante multifuncional em couro, tapetes específicos, rádio DAB, Bluetooth, espelhos elétricos, sistema de som de alta qualidade KFE, acesso sem chave, etc.