2021 - MASERATI GHIBLI HYBRID

O novo Maserati Ghibli Hybrid representa o primeiro passo na corrida para a eletrificação da empresa italiana. A Maserati acaba de apresentar aquele que é o primeiro modelo híbrido de produção de sua história, um veículo que será produzido na planta Avvocato Giovanni Agnelli em Grugliasco, Turin, a partir do próximo mês de setembro. Por enquanto não foram especificados os preços desta versão do Ghibli mais eficiente e amiga do ambiente.
A escolha de introduzir a tecnologia híbrida pela primeira vez na Maserati tomando como base o Ghibli não é fruto da coincidência, já que este modelo, do qual já foram produzidos mais de 100.000 exemplares desde o seu lançamento em 2013, é um dos mais bem-sucedidos da marca. Além disso, abre o caminho para um futuro repleto de modelos eletrificados que foram anunciados em setembro do ano passado com os ambiciosos planos de futuro da Maserati.
Em termos de design, o Maserati Ghibli H não introduz mudanças significativas em relação ao resto da linha. A cor azul ganha protagonismo no exterior do sedan italiano, já que é a tonalidade selecionada para identificar todos os modelos equipados com tecnologia híbrida. Deste modo, surgem detalhes em azul nas brânquias laterais, nas pinças de freio e no raio do logo ovalado que encerra o tridente no pilar C.
Também surgem no exterior alguns elementos que foram redesenhados como a grade, com barras que representam um diapasão e o grupo óptico traseiro com um perfil do tipo boomerang inspirado no 3200 GT e no protótipo Maserati Alfieri. No interior também surgem detalhes da mesma cor, já que estão presentes nas costuras dos bancos e nos painéis das portas. O logotipo do tridente bordado nos encostos de cabeças dos bancos dianteiros e traseiros também mostra esta característica cor.
Porém, a principal novidade do Maserati Ghibli Hybrid é a incorporação da tecnologia semi-híbrida em seu sistema de propulsão. A base é um motor a gasolina de 4 cilindros e 2.0 litros sobrealimentado, com uma potência de 330 cv a 5.750 rpm e um torque máximo de 450 Nm disponíveis a 4.000 rpm. Esta unidade, que foi desenvolvida no Maserati Innovation Lab de Modena, está associada a um alternador de 48 volts e um sobrealimentador adicional elétrico (e-Booster) alimentados por uma bateria localizada na parte traseira.
Em comparação, o propulsor semi-híbrido é 80 quilos mais leve que o diesel. Se associa também a uma transmissão automática ZF de oito velocidades, que envia toda a potência ao eixo traseiro através de um diferencial autoblocante mecânico. Isto lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 5.7 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 255 km/h. Em termos de consumo, o ciclo combinado oscila entre 10.4 e 11.8 km/l, com emissões de CO2 entre 216 e 192 g/km, segundo o protocolo WLTP.
Paralelamente, o Ghibli híbrido representa a estreia do novo programa Maserati Connect, que permite uma conexão permanente com o veículo, além de atualizar os pacotes de software, verificar o estado do automóvel e monitorar os serviços Safety Security em emergências.
Por outro lado, o sistema de infotainment Maserati Intelligent Assistant está disponível com uma nova tela que aumenta seu tamanho de 8.4 para 10.1 polegadas e inclui o Android Auto para a integração das diferentes funções do smartphone no sistema multimídia do veículo.