2022 - MASERATI GHIBLI & LEVANTE F TRIBUTO SPECIAL EDITION
A Maserati acaba de apresentar o seu primeiro veículo elétrico, o GranTurismo Folgore, mas as novidades da marca italiana não param por aí, já que também mostrou a série especial F Tributo para os Ghibli e Levante.
Esta edição limitada presta homenagem a Maria Teresa De Filippis, a primeira mulher a classificar-se para um Grande Prêmio de Fórmula 1. Conseguiu isso no comando de um Maserati 250 F.
Tanto o sedan como o SUV podem ser escolhidos nas cores laranja Arancio Devil ou cinza Grigio Lamiera. Curiosamente, a pintura exterior dita o acabamento. Assim, o laranja combina com o azul cobalto, que a Maserati inclui nos detalhes das rodas, na insígnia F Tributo e no tridente do pilar C. Esses elementos são pintados de laranja nos carros com o exterior cinza.
O Levante F Tributo chegará com rodas Anteo de 21 polegadas, enquanto que o Ghibli recebe as Titano, com o mesmo diâmetro. Os modelos na cor laranja recebem rodas acabadas na nova cor Grigio Opaco, enquanto que as rodas dos modelos cinza são em Preto Brilhante.
No interior, a Maserati inclui acabamentos em azul cobalto e costuras em laranja. A marca completa essa combinação de cores com o couro preto e laranja.
A melhoria no F Tributo é puramente visual: a Maserati não informa sobre nenhuma alteração no sistema de propulsão dos veículos. O Ghibli está disponível com um motor 3.8 V8 biturbo de 580 CV no Trofeo ou com um 3.0 V6, também com duplo turbo que produz 349 ou 430 cv, nos acabamentos inferiores. O Maserati Levante oferece o motor V8, com 530 ou 580 cv - no Trofeo - e o V6 de 430 cv.
Antes de tornar-se a primeira mulher a competir na Fórmula 1, De Filippis, que ganhou o apelido de ‘A Diabólica’, ficou com a nona posição na geral e com a quarta na categoria de 2.0 litros na 39ª Targa Florio, em outubro de 1955. Pilotou um Maserati A6GCS junto com Luigi Bellucci.
Desconhecemos a quantos exemplares está limitada esta edição. A Maserati também não informou quando serão comercializados nem os preços de cada veículo. Pelo Ghibli V6 standard será preciso desembolsar 134.300 euros e pelo V8, 166.700. Por sua parte, o Levante V6 custa 141.600 euros, enquanto que o V8 sobe a 191.100.