2023 - MASERATI GRECALE

No final de 2020, aconteceu uma grande apresentação que marcou o começo de uma nova era dentro da Maserati, pois não só serviu para apresentar o esperado Maserati MC20, um supercarro com motor V6 que dentro de um tempo receberá uma versão elétrica (a eletrificação de fato terá um papel vital no futuro da marca italiana), mas também serviu para adiantar outra novidade muito interessante e esperada que terá a missão de melhorar as vendas da empresa: um SUV de tamanho compacto chamado Maserati Grecale.
Um irmão menor para o Levante
Estamos falando de um veículo que naquela época já havia antecipado seu perfil, para mais tarde mostrar-se em uma série de imagens enquanto passeava pelas imediações da planta da Maserati em Viale Ciro Menotti, em Modena. Depois, voltou a aparecer na rua, também com camuflagem, mas muito mais leve, deixando praticamente a descoberto suas chaves estéticas e em companhia de uma pintura com a seguinte mensagem principal: “I’m the Maserati Grecale. I can’t tell you much more” (Sou o Maserati Grecale. Não posso te contar muito mais). Agora, finalmente, podemos contemplar sua estética completamente ao natural.
Lembrando que a Maserati se introduziu na moda SUV em 2016, com um produto que melhorou ligeiramente suas vendas junto com o Ghibli. Esta mesma estratégia agora volta a repetir-se com o Grecale, um crossover de dimensões mais reduzidas que as do Levante, cuja arquitetura é a plataforma Giorgio do Alfa Romeo Stelvio. O nome escolhido pela Maserati foi tomado emprestado dos fortes ventos do nordeste em torno do mar Mediterrâneo. O fato de que o Grecale se situe abaixo do Levante significa que alguém dentro da marca pensou que a melhor forma de elevar os lucros seria com um SUV mais acessível que não perdesse a essência do tridente e cujas linhas já se contemplam com todo luxo de detalhes.
Destaca-se uma parte frontal afilada, faróis arredondados e uma linha de teto descendente atrás dos pilares B que culmina com um spoiler. As lanternas traseiras se estendem na horizontal (inspiradas no Maserati 3200 GT) e as quatro saídas de escape não poderiam faltar. Seu interior é liderado por uma generosa tela táctil central de 12.3 polegadas e um volante de desenho esportivo que vai acompanhado de dois satélites, um de cada lado, assim como generosas aletas para a mudança de marcha, sem ignorar o relógio digital situado na parte superior central do painel e um quadro de instrumentos com um display de 8.8 polegadas. Aliás, o sistema de som é assinado pela Sonus e conta com 21 alto-falantes.
Características do Maserati Grecale
O Maserati Grecale mede 4.840 mm de comprimento, 2.160 mm de largura (retrovisores incluídos) e 1.670 mm de altura. A distância entre os eixos é de 2.900 mm e o porta-malas acomoda 535 litros (570 no Trofeo). Seu peso não foi informado e seu preço médio na Europa é de cerca de 75.000 euros.
Além disso, o Maserati Grecale Trofeo acrescenta um plus de esportividade, com pneus, rodas e freios de maiores dimensões, sem descuidar de uma estética cujas chaves não podem passar despercebidas. Essa versão esportiva exibe entradas de ar dianteiras mais generosas, rodas que aumentam de tamanho e discos de freio perfurados acompanhados por pinças pintadas de vermelho. Na traseira, destacam-se saídas de escape duplas de forma retangular.
Mas é claro que a Maserati não irá parar com o lançamento do MC20 e a chegada do Grecale, já que a nova geração dos Maserati GranTurismo e GranCabrio está a caminho, com importantes surpresas, pois ambos serão oferecidos com powertrain elétrico. A estratégia de eletrificação da marca já começou e a primeira manifestação foi o Maserati Ghibli Hybrid apresentado no ano passado, assim como o Maserati Levante Hybrid mostrado em 2021. Por isso, não foi surpresa que o novo SUV também incluísse alguma versão eletrificada (o Folgore 100% elétrico chegará mais adiante).
Trata-se de duas versões mild-hybrid que correspondem com as denominações GT e Modena, ambas baseadas em propulsores turbo alimentados a gasolina, de 4 cilindros e 2.0 litros, com 300 e 330 cv de potência, respectivamente. O topo da linha vem através do bloco V6 Nettuno do Maserati MC20. Graças a seus 3.0 litros de cilindrada, a Maserati extrai no Trofeo um total de 530 cv e 620 Nm para assim enfrentar os SUV mais esportivos de sua categoria, rivais como os BMW X3 M, Porsche Macan Turbo e Mercedes-AMG GLC 63. Estamos falando de uma cifra com a qual o crossover italiano “fará com que seu coração acelere”, pois acelera de 0 a 100 km/h em 3.8 segundos e sua velocidade máxima é de 285 km/h. Todas as versões utilizam uma transmissão automática de 8 velocidades por conversor de torque e um sistema de tração nas quatro rodas.
Fabricado na Itália
A produção do Maserati Grecale acontecerá na planta de Cassino, na Itália, onde também são fabricados os Alfa Romeo Stelvio e Giulia. As primeiras unidades deste modelo, que está destinado a competir com propostas como o Mercedes-Benz GLC e o BMW X3, mas com um ponto extra de luxo e esportividade. É esperado para o segundo semestre deste ano.