2023 - MASERATI MC20 CIELO

Durante 70 anos, os modelos da Maserati mais exclusivos também eram conversíveis. Começando com o icônico A6G 2000, a longa tradição de cabrios da marca italiana continua agora com o MC20 Cielo, um dos modelos mais avançados tecnologicamente de seu segmento.
O superesportivo sem teto combina estilo e desempenho prometendo uma experiência de condução única com o vento por cima da cabeça e a emocionante banda sonora do motor Nettuno, o novo bloque 3.0 V6 biturbo da casa.
Aerodinâmica e tecnologia em estado puro
Começando pelo exterior, o MC20 Cielo mantém todas as soluções aerodinâmicas e estéticas do coupe, incluindo as portas de abertura vertical. O monocasco de carbono foi atualizado para oferecer uma maior rigidez torsional dada a ausência do teto, enquanto que a disposição das entradas de ar do compartimento do motor foi revisada para otimizar a refrigeração e os fluxos aerodinâmicos.
As dimensões permanecem inalteradas: 4.670 mm de comprimento, 1.970 mm de largura (sem retrovisores) e 1.220 mm de altura. Como opcional, está disponível um sistema que, em baixa velocidade, eleva o veículo em 50 mm para enfrentar sem problemas pequenos aclives, típicos das garagens.
Neste carro estreia a cor Acquamarina. Disponível no programa de personalização Maserati Fuoriserie, a pintura evoca a ideia de ar livre e o contato com o céu. No entanto, a paleta também inclui as tonalidades Grigio Incognito, Bianco Audace, Giallo Genio, Rosso Vincente, Blu Infinito e Grigio Mistero.
Também foram incorporadas à linha novas rodas de liga leve diamantadas com desenho de duplo X. No futuro, serão oferecidas outras de carbono 30 quilos mais leves que a versão padrão.
Um teto único
Para o teto, a Maserati optou por uma fórmula avançada, integrando um de vidro retrátil que se abre em apenas 12 segundos, transformando a estética do superesportivo.
A marca italiana assegura que o painel é o maior de todo o segmento dos supercarros, com uma superfície de mais de meio metro quadrado. Mas o que realmente chama a atenção é a tecnologia PDLC (Polymer Dispersed Liquid Crystal) que, graças a um botão, permite alterar a transparência do vidro, passando de opaco a transparente e vice-versa.
A Maserati afirma que o vidro eletrocrômico (fabricado em colaboração com a Webasto) funciona a temperaturas entre -30°C e 85°C, mantém o ruído interior baixo e não afeta nem um pouco o espaço de carga disponível.
Um luxuoso centro de comando
O habitáculo do MC20 Cielo incorpora as últimas inovações introduzidas na versão 2023 do coupe. Por exemplo, há novas aletas atrás do volante e diferentes botões para acender as luzes, enquanto que o volante de Alcantara e fibra de carbono é de série e conta com um botão de partida em azul.
Além disso, o interior conserva todo o luxo, a sofisticação e a funcionalidade do MC20 fechado. As inserções de carbono, couro e Alcantara transmitem o cuidado que se espera de um cabrio deste nível e a dotação tecnológica também é completa.
A bordo do MC20 Cielo, de fato, encontramos duas telas de 10 polegadas, uma para o posto de condução e outra para o sistema de infotainment Maserati Touch Control Plus (com os serviços Maserati Intelligent Assistant e Maserati Connect) e 12 alto-falantes do sistema de áudio Sonus Faber High Premium.
O túnel central, por sua vez, abriga os comandos para gerenciar a transmissão e os cinco modos de condução. Estes são os WET, GT, SPORT, CORSA e ESC OFF (sem controle de tração), cada um dos quais se distingue por uma cor.
Edição PrimaSerie
Em seu lançamento, o MC20 Cielo estará disponível no acabamento Launch Edition PrimaSerie, uma edição limitada a 60 unidades com um equipamento específico: cor Aquamarine, rodas de liga leve de 20 polegadas na cor Matt Black com acabamento White Gold e a inscrição PrimaSerie gravada a laser.
Também há insígnias na carroceria, enquanto que o interior é de couro Alcantara e Light Ice com costuras de contraste específicas Aquamarine e de novo a inscrição PrimaSerie nos apoios de cabeça.
Debaixo do capô do Cielo continua o motor 3.0 V6 Nettuno com dois turbos, que desenvolve 630 cv e 730 Nm de torque. Surge acoplado a uma transmissão automática de dupla embreagem de 8 velocidades.
O carro pesa apenas 65 quilos a mais em relação ao coupe, de modo que perde unicamente um décimo de segundo na aceleração de 0 a 100 (3.0 segundos frente a 2.9), enquanto que a velocidade máxima continua sendo de 325 km/h.
Ainda não há notícias sobre o preço oficial, mas espera-se um preço de partida ligeiramente superior aos aproximadamente 240.000 euros do MC20 coupe.